quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vamos debater a avaliação nesta área projecto

Acho que chegou a altura de todos contribuírem com reflexões próprias sobre o sistema de avaliação que acham mais adequado para a área projecto de Filosofia e Cinema. A participação nas aulas, a sugestão de filmes e a participação no blog e nos eventos como os dois debates (do SOS Racismo ou da Amnistia) ou a ida à Cinemateca são importantes, mas estão a revelar-se. por si sós, insuficientes. Algum pessoal está a participar muito bem, mas outros, pela sua natureza mais reservada, ou por pura preguiça, andam a esconder-se. Tenho algumas ideias de instrumentos avaliação complementar, mas gostaria de ler as vossas opiniões. Apenas vos pedia que fossem construtivos e participativos neste debate e evitassem referir-se a situações claramente impraticáveis e injustas do tipo nota igual para todos.

Pensem bem e digam de vossa justiça

Jorge Saraiva

17 comentários:

  1. Pois, nota igual para todos é impossível, mas também não temos claros elementos de avaliação.
    Se sugerir filmes for considerado um elemento de avaliação, vamos passar todos a sugerir dez filmes por semana e seria caótico, quanto muito teríamos de fazer um trabalho sobre o porquê do filme e bla bla bla..
    Depois penso que a avaliação será sempre subjectiva e terá de ser o professor o principal responsável por analisar e dar a sua opinião quanto à vontade e empenho empregado nas aulas, participação nos debates, atenção no filme, participação no blog e etc..
    Também poderíamos fazer uma avaliação colectiva (o stor dava uma primeira nota e nos todos debatíamos sobre a justiça da nota, ou então poderíamos fazer uma pequena votação onde o voto do stor valia mais e apenas o stor sabia a nota que cada um dava evitando assim represálias entre nós alunos.

    Beijinhos,
    Zé e Vasco

    P.S. O Zé e o Vasco merecem 20, porque foram os primeiros a responder ao post do stor!!!
    Sendo escrever no blog um outro elemento de avaliação vão começar a chover comentários, todos quererão ser os primeiros e todos quererão ter mais comentários só para mostrar empenho, chegando penso eu ao exagero, saindo comentários ridículos só mesmo para dizer que o fizeram. (O problema desta disciplina é que só vai contar o empenho e o interesse, não o saber como em Matemática ou Física, pois neste caso, Não existe O Saber)

    P.S.2. Pedimos desculpa, o post está escrito na primeira pessoa mas foi tratado por ambos.

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  2. Não Zé e Vasco, a questão dos posts e comentários no blog não vão chover por ser um elemento de avaliação. Acho que se deveria sim, ter em conta os posts e os blogs mas também a qualidade destes. Cada post requer reflexão, requer trabalho. Tal como os trabalhos de filosofia dos anos passados, estes deviam ser do mesmo tipo. Talvez não a um nível tão exagerado, senão acabávamos por fazer todos os dias ou semanas mil trabalhos, mas não podemos escrever só porque sim.
    Não interessa quantidade, interessa sim qualidade.

    Quanto a hetero avaliação, estou de acordo! O Prof. dá uma ideia e nós discutimo-la. O problema é o Prof. chegar à ideia. Temos de arranjar alguns parâmetros... Para além da participação nos debates extra escolares, da participação nas aulas, das intervenções pertinentes, da escolha e sugestão de filmes. Em cada periodo escolher um tema, um filme relacionado, e fazer um trabalho, o que acham? Ou final do ano. Não sei, não me ocorrem grandes ideias..

    Júlia

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  3. Na primeira linha é suposto ser sem "a questão de"

    Júlia

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Concordo com a avaliação colectiva, tendo por base uma nota dada pelo prof.

    Há quem não venha ao blog, e há quem escreva por escrever, sem sequer pensar no que está a publicar. Há quem fale menos nos debates, há quem mal preste atenção. Não está toda a gente igualmente interessada, e por tudo isso as notas não podem ser iguais. Mas a avaliação depender do que se faz fora da sala (como ir à cinemateca, ao debate da pena de morte, ou mesmo ir ao blog com muita frequência), não parece justo, nem sempre temos disponibilidade.
    Também não sei se a avaliação se deva basear apenas na capacidade de argumentação... Sou da opinião que tudo conta um bocadinho, e todos temos consciência do que cada um faz ou deixa de fazer, a começar pelo prof.

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  6. yap, tá tudo certo.
    Mas não podemos entrar em extremos do género: aquele bocejou durante o filme (menos um valor) eu tive mais posts que o outro (mais um valor).
    E vai haver imensa gente a refilar com as notas tipo aulas de português havendo um exagero de competitividade acabando por estarem uns a dizer mal dos outros e a tentar fazer melhor que os outros para terem melhor nota.
    Numa disciplina mais objectiva tipo matemática posso não parecer tão esforçado e conseguir ser um bom aluno como posso me esforçar muito e não ter positiva pois ou sei ou não sei.
    aqui não há que saber nem que não saber, tirando algum conhecimento geral ou de cinema.
    Assim sobra o empenho, mas a nota não pode ser só o empenho se não a única coisa necessária para ter o 20 é tempo. Tem de haver algum trabalho escrito para analisar a forma de escrever e o conteúdo do texto, alguns debates para analisar a capacidade de argumentação e o conteúdo do discurso.
    Como a Júlia disse a nota tem de ser dada pela qualidade e não pela quantidade!!

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  7. Estabelecer parâmetros objectivos para um disciplina como esta parece-me extremamente complicado. Obviamente que (como todos já referiram) questões como interesse, quantidade e qualidade de participações, posts, sugestões pertinentes e afins são tudo factores a ter em conta mas (como também disseram) não serve. Confiando no bom senso e capacidades do professor não me parece totalmente implausivel a ideia de uma avaliação com alguma subjectividade. Formular critérios objectivos é dificílimo e podem ser, em alguns casos, injustos para alunos com características pessoais que os inibem de participar regularmente ou de se fazerem ouvir. Contudo, como "Herrar é Umano", a ideia de uma avaliação colectiva tendo como base uma nota atribuída pelo professor parece-me bastante boa. Concordo também com a Júlia quando ela sugere uma espécie de trabalho escrito (ou mais que um) para que o professor tenha algo mais sólido para se apoiar aquando da atribuição de notas. Nesse tipo de trabalhos será fácil de manter a equidade e não prejudicar certas pessoas.

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  8. Tive uma ideia! Que tal um ensaio/análise sobre filmes que tenhamos visto, à escolha do aluno? Podia ser um bom trabalho escrito para avaliação

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  9. Bien penso que estamos minimamente em concenso. Queiroz (com z como o Eça) penso que a analise sobre filmes vistos me parece boa ideia.
    Podiamos fazer, por período cada aluno fazia uma analise a um filme que tenha visto (gostei, nao gostei, é bom para expor na aula ou nao é, levantou esta e aqela qestao etc..) e também podia o stor escolher por exemplo, a este filme que vimos quero q o aluno a b e c me falem sobre o filme, na aula seguinte calhava ao d, e e f e assim sucessivamente até o stor ter um de cada.
    Assim fariamos 2, um dum filme á escolha, outro dum filme visto na aula (assim o stor viu-o de certeza e tem um conhecimento maior sobre o filme). Mas nao sei, se 2 por periodo for de mais, esta podia ficar para o 3periodo pois é sempre mais dificil ser um filme imposto do que um escolhido...

    zeze camarinha

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  10. zé, eu não discordo do que tu e a júlia disseram. também não disse nada que vá contra isso, acho bem que se avalie a partir dos debates e do blog (ou dos possíveis trabalhos escritos, que acho bem serem feitos). apenas defendo que a avaliação não se baseie únicamente nisso. e claro, qualidade, não quantidade.

    não era a questão de alguém bocejar num filme, não temos de gostar de todos os filmes. mas podemos estar mais ou menos interessados na disciplina.

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  11. exacto :) e tal como o feijó disse isto nunca vai ser objectivo como matemática, que é preto no branco, ou soube ou nao soube (que eu tanto gosto) vai ser sempre mais subjectivo e terá de ser o professor o principal responsavel por avaliar essa dita parte subjectiva (que é toda xD) pois estará com certeza em melhores condicoes do que nos. Nos participaremos posteriormente como parte activa na nota dos colegas tendo o devido bom senso e imparcialidade ;)

    zeca das arabias

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  12. Já vi que todos tem opiniões idênticas ... Também concordo com a hetero avaliação sendo o stor a ter a última palavra e com o facto de termos que fazer um trabalho individual , ou em grupo sobre um filme ou um tema que integre um filme .. Quanto á avaliação dos posts e como já foi dito , é uma questão de qualidade ... não fazer só por fazer . As actividades feitas fora da aula não deviam ter grande peso pelo facto de poder não haver disponibilidade da parte de todos . Beijinho pessoal e obrigado por ninguem ter sentido a minha falta no dia da amnistia .
    Carolina

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  13. Concordo com o que o João Queirós disse... e, neste momento, creio que não tenho mais nada a acrescentar às sugestões já dadas. Caso a cadeia de eventos "causa-efeito" me leve à concepção de uma ideia digna de ser referida neste blog, e caso esteja determinado que eu o faça, "postá-la-ei".

    Abreijos e beiaços,

    Rodrigo

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  14. Eu acho que posts no blog, participação e empenho nos temas debatidos da aula não deveriam ser postos de parte no critério de avaliação desta disciplina. Acho que deviam ser tomados em conta, mas sendo apenas uma pequena parte deste critério, pois há alunos que podem ter um mais dificil acesso a Internet do que outros, impossibilitando assim uma participação assídua neste blogue.

    Também há alunos que embora tenham ideias e opiniões bem formadas para as expor na aula, podem ser mais introvertidos que outros e acabam por não ter a participação desejada.
    Acho que a sugestão de uma análise de um filme por escrito e posteriormente entregue ao professor era uma boa ideia. Funcionava como que um trabalho. Acho que todos o deveríamos fazer, mas que cada aluno pudesse escolher o filme que gostou mais ao longo desse período e depois fazer a analise critica do mesmo.

    Garretttttttttttttttt, nao é Garré

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  15. Sem querer estar a meter-me, acho que a ortografia e a gramática dos posts devia contar qualquer coisinha. Também é um sinal de interesse e empenho (ou falta dele).

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  16. confesso que gosto mais da ideia de fazer comentarios a filmes que tenhamos visto na aula, do que sugeridos, pois, pelo menos eu fico sempre com mais duvidas depois de debatermos os assuntos. ou seja, as pessoas começam a pensar melhor nos assuntos, e mais imnportante, a ver quais sao os pontos essenciais de discordia, e é aí que se deve focar com alguma relevancia a argumentaçao, pois como todos sabemos é objectivo da argumentaçao convencer os restantes da nossa opiniao, ou pelo menos po-los a pensar.
    gosto da ideia de nota base, mas acho que se deveria continuar a assustar-nos com a importancia da frequencia de posts, debates extra etc, que é para toda a gente se esforçar, participar e para termos muita variabilidade.

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