domingo, 25 de outubro de 2009

Reposta aos critérios de avaliação propostos pelo professor

Tenho uma proposta de avaliação para a parte (40%-50 %) das análises críticas. O professor sugeriu que fizéssemos no mínimo uma e no máximo três por período, mas eu sugeria que fizéssemos no mínimo duas e no máximo três, contando somente as duas melhores. Isto seria vantajoso para as pessoas que se dessem ao trabalho de fazer três sem penalizar aquelas que (por razões de disponibilidade ou perguiça) se ficassem pelas duas. Por exemplo:

O aluno X obteve, nos seus dois primeiros trabalhos, as classificações de 15 e 16, respectivamente. Se o aluno não quisesse fazer mais nenhuma, a média ((15+16)/2) seria de 15,5 = 16. No entanto, imaginando que o aluno se dava ao trabalho de fazer uma terceira análise e tirava a nota de 17, a média dos seus dois melhores trabalhos ((16+17)/2) seria de 16,5=17. Acho que este tipo de avaliação seria um estímulo positivo à realização de três trabalhos sem penalizar aqueles que não os querem fazer.

Falando agora das percentagens atribuídas a cada factor avaliativo, sugiro ter apenas os 10% fixos e o resto móveis (dentro de certos limites,obviamente), de forma a beneficiar equitativamente todos os alunos.

Vamos supor, por exemplo, um aluno que tem problemas em expressar-se oralmente mas que faz trabalhos excepcionais. Para esse aluno sugeria que os trabalhos escritos contassem o máximo (50%), a participação nas aulas o mínimo (20%) e o blogue também, caso isso o prejudicasse (20%). Para um aluno com características diferentes fazer-se-ia o mesmo, como, por exemplo, 40% análises, 25% blog e 25% participação.

Concluindo, acho que poderíamos estipular os limites para a percentagem dada a cada factor de acordo com o que o professor sugeriu : 40% a 50% análises, 20% a 25% trabalhos blog e 20% a 25% participação. Não sei se estes valores serão os mais acertados por isso sugiro que os discutamos.

Outra sugestão que faço é em relação à nota final do ano. Sugiro que em cada período a avaliação seja feita de forma independente e que se faça uma média ponderada para o último (final do ano). Proponho, então, que seja valorizada 50% a nota do melhor período, 30 % e do segundo melhor e 20% a do pior.Parece algo excessivamente benéfico,mas para casos em que o aluno mantém alguma constância nas notas, não é assim tanto.

Um aluno que tenha, por exemplo, 17,17,18, com uma média aritmética acabaria o ano com 17,3(3)=17. Com esta ponderação acabaria o ano com 17,5=18. Se o aluno tivesse 16,17,18, aplicando a fórmula (18*0.5+17*0.3+16*0.2), obteria o resultado de 17.3, o que corresponde a um 17; o mesmo que obteria com uma média aritmética ((16+17+18)/3), não o beneficiando.

Se ainda assim parecer algo excessivo, sugiro que conte 40% o melhor e e 30 % os restantes.


P.S: Em relação a este período, que já vai quase a meio, sugiro que o número de análises se reduza para um mínimo de uma e o máximo de duas, contando só a melhor.

João Queirós

10 comentários:

  1. Todas essas sugestões me parecem muito boas.

    Podias era ter "embelezado" o post (parágrafos com espaçamento de uma linha entre si nunca fizeram mal a ninguém), para tudo isso ter uma digestão facilitada. =p

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  2. parece-me bastante melhor. assim ninguém fica penalizado e quem se interessa mais fica beneficiado.

    Acho que o Queirós tem mais jeito para os critérios que o senhor professor AHAHA

    Vasco

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  3. está muito bem, concordo com todo o conteudo (principalmente o menos um trabalho para este período ahaha)
    Quanto á estética do teu post, o espaçamento veio melhorar, mas ainda faltam elementos importantes como uma florzita ou outra por parágrafo e uma cor mais viva como o cor-de-rosa para as palavras chaves..

    Fico á espera, Zé

    Quanto à avaliação, penso que está feito, vemos na próxima aula se há alguém que se oponha ou tenha algo a acrescentar e tá feito ;)

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  4. Discordo.
    Mas falamos na terça ;)

    Abreijos

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  5. explica só porque é que mudas o minimo de trabalho de 1 para 2 pliz!

    matilde

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  6. Porque se o mínimo fosse um, caso alguém tirasse um 20 ou um 19 não teria que fazer mais nada, até porque o trabalho seguinte poderia baixar-lhe a média. Apesar de ser uma dísciplina diferente isto ainda é uma disciplina....Não há testes, os próprios alunos estão a debater os critérios... acho que um pouco de trabalho não faz mal a ninguém, non? e até queria fazer outra sugestão. Que desses 2 trabalhos obrigatórios, um deles fosse uma análise a um filme em particular e outro fosse uma espécie de ensaio filosófico com um tema baseado num filme. Em vez de se fazer um trabalho sobre um filme fazer sobre um problema filosófico (à semelhança de anos anteriores). Acho que não é assim tanto... Ah, e sugiro também que o terceiro trabalho tanto pudesse ser dum tipo como doutro

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  7. e outro fosse uma espécie de ensaio filosófico com um tema baseado num filme - fui eu que disse isso até xD

    eu so perguntei porque o professor é que tinha dito que o minimo era 1..

    matilde

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  8. Então mas isto é só a minha sugestão, nothing else. Feel free to disagree

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