domingo, 25 de outubro de 2009

Resposta à Naranja - mary

zézinho, vou-te responder, porque foste o unico a falar mesmo no filme.

concordo com tudo o que disseste, ou seja, percebe-o, mas:
a) "Com o tratamento não lhe tas a dar a oportunidade de se tornar 'bom' e de perceber o que é 'errado'. . " como sugeririas fazer entender ao Alex que o que ele fazia era errado?
b) "Não! Ele deixa de fazer por medo da consequência, pois sabe que vai sentir-se horrivelmente mal (...) Acontece o mesmoc com experiências científicas com ratos."
Tu nao podes saber isso! Se nao fizeres uma asneira por medo do castigo, vais percebendo que alguem acha isso errado e é por isso que te castiga. Aí tu tentas reflectir, o rato nao é racional. Ele sim só associa a dor a comida, um Humano tenta perceber porque é tao errado comer.
Foi assim que comecei a tirar boas notas a matematica (vá, melhores) xD
c) Isso da música não é nada assim! a musica nao era de todo inocente e foi apanhada no meio. Ou seja, para o Alex nao era inocento, era o desplotador emocional, ele imaginava-se a fazer os crimes mais horrendos ao som desta musica. Quando a ouviu, sem querer no tratamento passou a repugna-la tambem, mas se te lembrares bem, logo no inicio do filme, ele chega a casa, liga essa musica e vai guardar o dinheiro e o relogio do casal e relembrar a 'agradavel' actividade noturna -.-

mas sim, convenceste-me com a falta de livre arbitrio tornando a pessoa debilitada e que seriamos todos assim (mais ou menos claro), logo nao nos reproduziriamos etc. se bem que acho (nao tenho a certeza) que no tratamento só te repugnava aquilo que anteriormente te fosse disfuncionalmente bom. ou talvez fosse desde o zero.. nao sei.


p.s.- adorei todas as ideias do queiros relativamente as notas e os parametros do stor tambem me parecem bem.
p.s. mais importante - tambem ia sugeir o water, tinha-me esquecido, por isso estou com o Vasco.

1 comentário:

  1. Para responder à alínea a) passo a citar o Queiroz: “Eu sei dum... não, dois. Chamam-se prisão e acompanhamento psiquiátrico :P“

    Let’s go b) Não, antes do 25 de Abril as pessoas não falavam por medo de serem apanhadas e não foi por isso que entenderam que o Sr. Salazar e seus amigos intitulados de P.I.D.E. estavam muito correctos. Apenas deixavam de fazer ou faziam às escondidas por medo do castigo, da tal dor que o Alex sofria constantemente. Achas portanto que o Alex ia adquirir novos valores devido à dor sofrida? Eu acho que não, e só não faria uma revolução dos cravos porque não tinha condições para isso, estava incapacitado devido a tão eficaz e meigo tratamento.

    c) okay, ele gostava muito da música e visto que ele só fazia “agradáveis” actividades nocturnas é normal que este as associe à musica. Mas são coisas independentes, ele também gostava muito de outra e continuou a gostar, e essa cantou-a enquanto fazia horrores a uma mulher acabando por a matar e pondo o marido de cadeira de rodas, ele abriga-se em casa dele e lá canta a música com a maior das satisfações. Isto realmente mostra um arrependimento digno de registo ;)

    Zezito,
    tenho dito

    ResponderEliminar

Site Meter