terça-feira, 6 de outubro de 2009

Determinismo

Eu sei que não era suposto postar sobre isto, visto que estava reservado para a aula, mas como ninguém está a fazer isso também deixo a minha opinião. Eu acho que não existe nada que esteja determinado, acontece tudo por acaso e por influência própria. Queria deixar aqui uma pergunta: eu acredito em Deus, mas não no determinismo, mas uma pessoa que não acredite em Deus mas acredite no determinismo, para essa pessoa então, quem ou o quê é determina a vida de cada um? (visto que não pode ser Deus segundo esta pessoa e também não podemos ser nós). Eu acho que Deus nos criou por alguma razão mas não acredito que nos influencie de qualquer maneira, mas apenas nos guia num sentido que podemos querer seguir ou não. Pegando num exemplo muito simples, a Terra tem agora uma esperança de vida que não é a mesma que à alguns milhares de anos, e qual é a causa? Somos NÓS, ou seja, o Homem com tudo o que está a fazer está a mudar o tempo de vida da Terra logo é um bocado difícil acreditar que está tudo determinado, tendo em conta que houve aqui uma grande variável.
Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter