quinta-feira, 22 de outubro de 2009

olá

Bem para começar desculpem não ter cá vindo mais cedo. Dos filmes que vimos até agora os que mais gostei foram O fumar, e agora a Laranja Mecânica.

Eu acho que toda a cultura nos restringe como seres humanos únicos, mas a verdade é que a sociedade é mesmo assim, têm de existir parecenças e unanimidade caso contrário não seria possível viver em comunidade. O problema é quando essa cultura tem um carácter extremo que é o exemplo da mutilação genital feminina. Como a Marta disse a cultura não pode ser o escudo que protege tudo o que acontece muito menos quando se trata de mutilação genital feminina que não respeita os direitos humanos como principio da igualdade e não-discriminação com base no género, direito à integridade física, e até por vezes até direito à vida.

Não estou a dizer qual cultura é melhor que outra porque isso não é de possível classificação, mas quando uma tradição desrespeita os direitos humanos, pelo menos a mim não me parece muito correcto a continuação deste processo.

Eu acho que na Laranja Mecânica inicialmente nós não gostámos nada do Alex porque para nós ele era uma má pessoa, (não vou entrar no bem e no mal, mas vocês percebem o que eu estou a tentar dizer) no final do filme nós quase que tínhamos pena dele. E qualquer pessoa que visse de fora achava que ele era a vitima, mas ele continuava a querer fazer mal, roubar e abusar, por isso é que é tão impossível distinguir o bem do mal, mas eu achei uma discussão interessante.


Como o Zé disse lá em baixo, a discussão do método apropriado também seria interessante porque claro que eu não concordo com o método utilizado no filme, mas também não conheço nenhum método que pudesse ser utilizado nestas situações.


Rita Calçada

2 comentários:

Site Meter