domingo, 25 de outubro de 2009

Critério para a selecção e apresentação de filmes

Até agora, estas aulas têm sido uma saudável balda. Não temos um critério para a apresentação dos filmes. Vimos dois filmes sobre o determinismo (Fumar e Match Point) um sobre a tolerância (Eduardo Mãos de Tesoura) um sobre guerra (A Grande Ilusão) e um sobre os valores e a sua universalidade/relatividade.

Um colega vosso de outra turma, acha que os filmes deviam ter uma sequência temática definida. Como sabem há quatro grandes áreas temáticas (Valores, Política e Sociedade, Ciência e Tecnologia e Sentido da Existência).

A pergunta que vos faço é a seguinte: deveremos continuar assim, ou, pelo contrário, deveremos dedicar um ciclo de filmes a cada tema? Aceitam-se sugestões.

Jorge

9 comentários:

  1. Repito, Parece-me optimo xD
    Para quando o stor quer a análise aos filmes? So no final do periodo ou podemos entregar antes?
    Os filmes sao à nossa escolha correcto?

    ResponderEliminar
  2. Esqueçam o comentário acima. Era para o post anterior.
    Eu penso que a balda nao está má, podemos continuar assim, quanto muito se acharmos que deviamos debater melhor um tema, ou analisar outra prespectiva sobre o mesmo tema aí deviamos repetir outro filme que abordasse o mesmo tema, mas penso nao ser necessário fazer disso regra para todos os filmes
    ze

    ResponderEliminar
  3. Acho que se continuarmos a ver os filmes nesta "saudável balda" continuaremos sempre a ter o problema de acabar os debates a meio. Ver filmes por ciclos poderia dar tempo e hipótese ás pessoas de estudar o tema debatido mais aprofundadamente, formular mais e melhores argumentos e ter debates mais profícuos. Por outro lado, a ideia de ver uma sequência consecutiva de filmes que abordam todos problemas semelhantes pode ser aborrecido para alguns. Pessoalmente, acho que seria favorável à disciplina ver os filmes por ciclo, mas se o resto das pessoas se opuserem não me faz confusão continuar assim

    ResponderEliminar
  4. Pois, se calhar tens razao queiroz.. Por mim é indiferente, fica como a maioria preferir, mas ter filmes consecutivos de temas semelhantes trará debates melhores e mais fundamentados. E nao tem necessariamente de ser aborrecido, só o é se o debate nao evoluir de aula para aula coisa que penso nao acontecerá, teremos novas ideias sobre os temas e poderemos informar-nos sobre os temas para nao acontecer calinadas de informações dadas a olho por palpites como aquela da maria de "80% dos que cometem crimes nunca são apanhados" xD

    ze

    ResponderEliminar
  5. Por mim não seguia-mos nenhuma lógica, era completamente aleatório, acho que se seguirmos uma ordem vamos acabar por nos fartar dos temas e já repara-mos que quando discutimos o mesmo assunto duas aulas de seguida na segunda aula já nos estamos todos a repetir. Quanto ao facto das pessoas poderem estudar o tema acho que também o puderam fazer e depois desse estudo acabam por dar continuidade à discussão no blog. Depois também depende dos filmes, pode acontecer vermos um filme sobre um assunto e quase ninguém tem opinião formada sobre o assunto ou porque não consegue ou porque nunca tinha pensado no assunto, nestes casos acho que seria bom ver filmes seguidos do mesmo tema.

    por mim continua assim.

    Vasco

    ResponderEliminar
  6. sinceramente não sou nem contra nem a favor de termos uma ordem de filmes, penso que isso ate agora tem estado bem. Tal como algumas pessoas disseram, haver uma sequência de filmes consoante o tema poderia tornar-se cansativo e repetitivo. Caso vejamos que por algum motivo um certo tema não ficou bem esclarecido, ai sim, víamos outro filme com o mesmo tema.

    Em relação á avaliação, pareceu-me estar bastante bem, principalmente a distinção entre a expressão oral e escrita, e o facto de fazer-mos um trabalho escrito por período também me parece bem.
    Vasco, só não concordo com essa do stor já ter os critérios de avaliação e não os ter dito para nos 'testar' porque se trata do stor de filosofia, se fosse outro ate era possível, mas o nosso stor até que é mais original a testar-nos ;)

    beijos
    mariana

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que esta "balda" é saudável, mas um pouco mais de ordem pode ajudar nos debates.

    Sugiro que a escolha do filme seja feita com algum tempo de antecedência (duas semanas parece-me um limite razoável), para que possa haver alguma preparação para os debates.

    Assim, continuamos a "improvisar", mas de uma forma mais organizada.

    Abreijos,

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  8. Os Abreijos são meus!

    A ideia de escolher um filme com antecedência para nos prepararmos para os debates não me parece muito boa:
    Em primeiro porque muitos não sabem o que o filme trata.
    Em segundo porque esse tipo de preparação costuma ser feita para uma pergunta concreta (e.g. Será a Pena de Morte legítima?)e não para um debate sobre um filme que pode is por vários caminhos.

    A balda não me parece má. No entanto duvido que seja benéfico andar a saltitar de filme em filme, com intervalos de tempo muito grandes, no que toca ao tema da política.

    Agora sim, Abreijos!

    ResponderEliminar
  9. LOL aos abreijos.

    Acho que não acrescento nada ao dizer que derívamos continuar na observação e interpretação de filmes com variados temas. Não tem de ser aleatório, acho que temos apenas de nos preocupar em referir o tema que preferimos de uma semana para outra. A ideia de observar um filme porque o debate ficou em suspenso parece-me IDEAL! Senão o debate, ao ficar a meio, não evolui no seu objectivo, que é tentar mudar algumas opiniões. Acabamos por ficar um pouco indiferentes se o debate não for acabado.
    Ainda gostava de voltar ao determinismo, mas não é para já! (Não me batam :S)

    Beijinhos, Júlia

    ResponderEliminar

Site Meter