sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os 80% falam por si!

Digo já que me agradou bastante o passeio de hoje.
Para começar, tivemos um dia de folga de aulas, sim, sejamos sinceros, menos uma aula de educação física, de matemática (para quem tem com a Dr. Capelão) e de psicologia, sabe sempre bem, não que não sejam aulas de extrema importância e de nosso interesse pessoal. Enfim, á parte disso foi uma boa viagem de barco, não é todos os dias que se tem a oportunidade de passar o Tejo de barquinho! E por último, os belos passeios a pé (sim, para que apanhar o “metro”, não que eu quisesses), e claro, o almoço, o clássico Macdonalds (há quem tenha fugido do clássico, finórios!).
Bem houve ainda m debates, mas isso já foi apenas suplemento.
Pronto, deixemo-nos de brincadeiras que esta área de projecto ate é uma coisa seria.
Posso dizer que o debate me surpreendeu pela positiva, estava muito bem organizado e a ideia do debate entre países foi bastante original e lucrativo, e não apenas um debate onde os argumentos se repetem, tornando-se cansativo (é certo que lá pela meio do debate se repetiu alguns argumentos, mas nada de relevante).
Desde já os meus parabéns ao Sr. Vasco pela sua apresentação e principalmente pela sua coragem, e ao rapaz dos cabelos compridos que sem duvida argumentou de uma forma extraordinária, já para não falar dos seus “comentários” mais extravagantes: “Vergonha Branca”; “Em primeiro, eu nem lhe devia dirigir a palavra devido á repugnância que tenho pelos E.U.A.”, e ainda “Repararam na minha arrogância? Era para imitar o Sócrates”. Não há dúvida de que se saiu muito bem! (Desculpa se a transcrição das tuas frases não estiver perfeita).
Mesmo com tanta emoção ainda houve quem não aguentasse e tivesse de ir a meio do debate ‘apanhar ar’… não é Sr. Professor? Prosseguindo.
Agradou-me bastante a argumentação dos representantes dos E.U.A., bem, um deles era um pouco fraquinho e o Feijo deixou-o um pouco embaraçado, mas o outro (o da ponta) argumentou bastante bem para quem na realidade era conta a pena de morte, sim, porque argumentar de forma convincente algo do qual somos totalmente contra é extremamente difícil (vá excluindo para aqueles que defendem as touradas mesmo sendo contra) e pede de nós, não só um ‘trabalho de casa’ mais exigente, mas também uma certa capacidade de representação perante os outros.
Queria ainda elogiar a organização pela sua organização (bom trocadilho) pois houve sempre oportunidade de forma organizada e séria, cada um na sua vez.
Penso que em relação á pena de morte já não há muito que falar, os 80% falam por si.

Ah! Já agora… porque é que a Sr. Que pertence á Amnistia não falou, ahn Marta?! ;)

P.S.: Os meus agradecimentos ao nosso professor Jorge Saraiva pela preferência perante a escolha da pessoa que deveria acompanhar o Vasco no seu discurso…EU!

Só mais uma coisinha, Gonçalo, sentimos a tua falta, uma boa oposição é sempre bom ;)

Beijos
Mariana

4 comentários:

  1. Obrigado pelo elogio e peço desculpa por não ter ido. Ainda bem que se divertiram e gostaram.

    ResponderEliminar
  2. "para quem tem com a Dr. Capelão" olha que o blog é público xD

    De facto o debate foi muito bom e a estrutura estava excelente! Gostei muito de ambos os representantes dos EUA, achei que estiveram brilhantes ("a repugnância é a arma dos fracos"! xD). E támbém da participação do japonês brasileiro.
    Mas mais do que isso gostei de toda a representação Portuguesa!! Fomos, sem dúvida, o grupo em que mais pessoas participaram e em que as participações tiveram melhor qualidade!

    Também tinha gostado muito que o Gonçalo, o Queirós e o Coelho tivessem ido.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. "o almoço, o clássico Macdonalds (há quem tenha fugido do clássico, finórios!)"

    O McDonald's tem sido alvo de muitas críticas ao longo dos anos. Entre várias delas, alega-se que:

    -A produção de seus produtos causa danos ecológicos, o excesso de embalagens descartáveis e as grandes áreas de pastagens podem incluir-se entre os fatores de dano ecológico.
    -É o maior representante do fast-food, hábito de consumo que está entre as causas do grave problema da obesidade, principalmente nos EUA.
    -Sendo um modelo de empresa do capitalismo, é duramente críticado pelos que defendem outro sistema.
    -Ainda relacionado ao modo de produção capitalista, critica-se à rede por contratar funcionários dentre as classes sociais mais modestas (que geralmente têm menores poderes na negociação de salários), sem qualificação ou experiência e oferecer a estes salários muito abaixo dos padrões. Outra crítica é ao regime muito duro de trabalho imposto aos seus funcionários, geralmente adolescentes ou pré-adolescentes. Daí originam-se as expressões McJob (popular em países de Língua Inglesa para se referir aos empregos de baixo padrão remuneratório) e Mc Escravo (popular no Brasil para se referir a atendentes de Fast Food em geral e do Mc Donalds em particular).
    -O filme Super Size Me, um documentário onde um homem come durante um mês apenas produtos do McDonald's, sofrendo graves prejuízos a sua saúde, é bastante crítico em relação ao fast-food em geral, e ao McDonalds em especial.

    ResponderEliminar
  4. concordo contigo em tudo. Mas toda a gente sabe os efeitos do Mac em termos de obesidade, e ninguem o nega.
    Mas tambem nao sao tao exagerados como dizem e como pintam no filme. Claro que eu for um gajo que passa a vida esparramado no escritório a comer mac e ainda a pedir pacotes extra de sal e etc, e para alem de comer muitas vezes no mac ainda comer em muita quantidade vou ficar obeso!
    Agora, eu há alturas que como mac a torto e a direito, como fast food e comidas rapidas de supermercado dias a fio (almoco e jantar) e nao é por isso que sou obeso...
    Isso tambem tem a ver com o teu organismo e com o teu estilo de vida (actividade fisica, mental etc...)

    Com isto nao me tou a fazer de advogado do mac, concordo contigo em todos os topicos, incluindo este, apesar de achar que é exagerado, mas tambem nao sei, nao fiz propriamente estudos do assunto como os gajos do filme xD

    zezocas

    ResponderEliminar

Site Meter