segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sugestões

Antes de sugerir alguns filmes como o Queirós, o Feijó e o Rodrigo, quero mostrar o meu interesse por esta área de projecto e a razão que me levou a escolhê-la (para além da pressão do prof. Saraiva sobre a turma toda, o ano passado xD).
O facto de ser uma disciplina positivamente invulgar, tanto a nível de estudo, como a nível de obrigação, não foi a única razão de preferência. Quero e espero realmente aprender muitíssimo. Sem gozo, espero mesmo; porque o cinema é uma arte da qual conheço um ínfimo do que gostaria. Não falo de aspectos técnicos, mas de qualidade pensativa e reflexiva. Estou ciente de que vou acartar com alguns filmes talvez mais aborrecidos pelo seu comprimento ou conteúdo, os conhecidos por intelectuais, ou com outros, futuramente relembrados e ao nosso passado pertencidos, por de jovens nos tratarmos, a preto e branco. Mas talvez "acartar com" esteja ali um pouco deslocado; substituamos antes por "avaliar", que mais se adequa dado o meu entusiasmo, ou até mesmo "reconhecer" se tal admiração for digna deste verbo. Talvez me surpreendam mais do que espero.

Quanto ao título, aqui proponho três filmes:
- Donnie Darko, um thriller psicológico, escrito e realizado por Richard Kelly (não conheço mais filmes que ele tenha feito). É o filme mais confuso que eu já vi, não que tenha visto muitos.
- O despertar da mente, ou Eternal sunshine of the spotless mind, realizado por Michael Gondry, com o Jim Carrey (num papel mais sério que o usual) e a Kate Winslet. Já vi este filme há muitos anos, tipo uns 5 ou 6, por isso não me responsabilizem se não for nada de especial. Mas quero imenso rever, apesar de ter medo de ficar um pouco desiludida.
- The Truman Show, realizado por Peter Weir, e o Jim Carrey como personagem principal. É engraçado, e tem uma componente filosófica muito visível.

2 comentários:

Site Meter