terça-feira, 29 de setembro de 2009

Opiniões da Maria

YEEEIIIII ME, consegui!! não faço a mínima ideia de como, mas repeti o mesmo processo vezes e vezes sem conta, (pois algum dia isto cederia!), e ele deve-se ter fartado de mim e deixou-me entrar :'D

quero comentar algumas coisas que foram ditas...
Queirós, quando dizes que os ciganos (sim, a voltar ao assunto, nao me batam!) têm o direito, como qualquer outro cidadão, de manter porcos na casa de banho e partir portas, tens toda a razão... se a casa for deles! o problema é que não são, essa história surgiu de casas 'oferecidas' pelo estado, em bairros-sociais, para alojar quem nao pode manter uma propria, (oferecidas a nómadas!), para além de que os porcos devem ir contra alguma lei de higiene publica... mas podem estragar porque não é deles? É senso-comum, respeito mas mais do que isso, humildade. Pode ser um dos valores deles desprezar um espaço fisico, mas se nao o querem dêem a outros, nao estragem o espaço alheio! Em relação a roubos e etc, é discutivel, haverá muitos outros - não-ciganos - a fazê-lo, agora simplesmente estragar por rebeldia quem os quer ajudar? chama-se dar a mão e agarrar o braço, ser 'pobre e mal agradecido'.

Podemos discutir o modo como oferecemos a nossa ajuda, e aí devemos ser menos especificos..

No entanto já nao sei ao certo quem foram as pessoas que comentaram o assunto mas penso que nenhuma o entendeu como eu o vejo. Quando se fala nas burcas, é obvio que qualquer pessoa pode usar o que quiser, ainda mais se muito tapadinho (nus é que é um problema)! a questao relacionada com as burcas é que as mulçulmanas praticamente nao têm outra hipotese! por exemplo, existe uma jornalista que é constantemente ameaçada de morte e considerada impura e 'des-nacionalizada' por ter deixado esse vestuário, e só o conseguiu fazer porque teve muita ajuda exterior. a burca está ligada aos não-direitos femininos, à inferioridade que lhes é imposta, ao facto de serem UTILIZADAS, sim, mulheres-objecto para satisfazer os desejos e caprichos de uma sociedade dominada por um machismo extremo! é isso que é errado, e é isso que a burca para os ocidentais representa, a submissão, as mais fracas, inferiores.
É obvio que nao os/as vamos obrigar a tirar as burcas, isso tambem nao seria ser liberal, mas como devem imaginar nao é assim tao facil oferecer-lhes gabinetes de ajuda e apoio para falarem sobre o assunto! e se tentam intervir em frança, no mundo ocidental, apesar da maneira errada, é porque no Afeganistão ou Paquistão isso seria impossivel.
Por isso quando pensamos na tolerancia que devemos ter com esta situaçao não é "por amor de deus, é só roupa!" mas é muito mais do que isso, é o que essa roupa significa! significa cortarem-lhes os orgaos sexuais que dao prazer, incluindo estruturas (sem anestesia, segundo a julia), significa combinarem-lhes casamentos à nascença (obviamente que nao interessa o que elas pensam), significa viverem num mundo onde a sua opiniao nao conta, onde convem nao pensarem muito e seguirem todas as regras extremas impostas, onde se nao forem virgens até ao casamento toda a família é perseguida e mesmo morta! (onde está a tolerancia aqui?), quando são puras incubadoras... na esperança de que virá um macho. -.-

concluindo, devemos sim, nao forçar culturas excepto o que achemos desumano, ( muito polémico -somos meras opinioes individuais - daí juntarem-se os conselhos de ética com todo o tipo de representantes), devemos levar as pessoas pelo debate, pela informaçao, pelas possibilidades. Mas e quando elas nao estao ao nosso alcance? quando nao podem nem berrar por socorro quanto mais ouvir opinioes? é aí, GO AMNISTIA!

p.s.- pedia, se possível, que fizessem só post's em vez de comentários, mas eu nao percebo nada disto. é só porque acho que se torna mais fácil perder informação se esta estiver nos comentários. ignorem isto se o entenderem.
p.s.2-DESCULPEM o testamento :$

Maria

3 comentários:

  1. É o seguinte: as burcas fazem parte de uma tradição com milénios. Sim, significa a submissão das mulheres como inferiores aos homens, mas é isso que está errado. Não devemos proibir um costume quando elas próprias se sentem mal por não usarem burca. Há, sim, que mudar mentalidades (tanto dos homens, como das mulheres).

    Agora, a mutilação genital feminina é principalmente practicada em África, e é contra este tipo de graves atentados aos direitos humanos que se deve lutar: em vez de discutir tanto a proibição do uso da burca! (não estou a falar de nós, aqui no blog, mas das pessoas em geral, e das que têm poder para fazer alguma coisa em particular.)

    Marta

    ResponderEliminar
  2. epa, não me quero alongar com um tema tão específico, mas parece-me bastante errada a maneira como abordas a questão das habitações dadas a ciganos.

    De qualquer maneira -----> DEBATE QUINTA xD

    Fjo

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Pepas Feijó, até porque se a casa é oferecida aos ditos passa a ser deles ;) eu tb posso considerar nao higienico teres um cao em casa por exemplo.. (dado nada relevante para a discussao mas tambem penso que ja falamos tudo sobre o tema e ainda temos que nos guardar para amanha xD)

    Ze

    ResponderEliminar

Site Meter