terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Bitaites" do Zé

Desde já um grande parabém para a minha pessoa, pois, já consegui tornar-me um aluno activo neste mambo dos blogs.

Feijó, o assunto é tabu para o chefe jorge mas penso que seria uma boa ideia e poderíamos organizar outros mais tarde sobre outros temas. (Dia 1 de Outubro não posso, treinos para variar, mas façam-no à mesma)

Queirós, alinho nesse movie. Não sei, como preferem guardar para mais tarde e vermos por agora outros filmes sobre outros temas e posteriormente voltávamos ao tema da intolerância com “O Homem Elefante”? Ou víamos já num futuro próximo para dar continuidade ao tema?

Após estes três parágrafos sem dizer nada de interessante, vou intervir, de forma como sempre nada interessante (não estou a ser irónico) sobre a tão falada tolerância.
A meu ver estas questões da tolerância quanto a outras culturas e mentalidades são questões muito difíceis na medida em que é muito complicado estabelecer até que ponto devemos aceitar a cultura de um outro que vem de uma outra sociedade e até que ponto o devemos ajudar, forçar ou até obrigar por lei a mudar a sua cultura integrando-o na cultura da nossa sociedade.
Desta forma, um sujeito que vem da China, chega a Portugal e quer falar chinês com os seus familiares e amigos, tudo bem, eu não o faço, mas compreendo e aceito. Agora outro sujeito vem dum país onde as mulheres que cometem adultério são enterradas até ao pescoço e mortas à pedrada, a sua mulher vem com ele e comete adultério, nós não poderemos aceitar que a mulher seja condenada dessa forma.
Logo, com isto pergunto-me, até que ponto poderemos aceitar/tolerar a cultura dos outros? Até que ponto se trata de tolerância e respeito por outras culturas e a partir de que ponto passa a ser indiferença não tomar uma atitude contra a tal cultura? Até que ponto deveremos tomar uma atitude? Quando a liberdade do outro atingir a nossa liberdade? Em que momento isso acontece?
Para concluir penso que devemos sempre ter em atenção que, a nossa liberdade acaba quando esta atinge a liberdade dos outros. E qualquer que seja a cultura ou mentalidade, nunca devemos fazer ao próximo aquilo que não queremos que nos façam a nós.

Tenho dito

2 comentários:

  1. Zé,
    como assim não podes a 1? Seria na hora a que teriamos AP.

    Não me parece que alguém discorde das tuas afirmações, o problema é exactamente que aprofundámos pouco o tema na aula e passámos mais tempo a contar histórias (sou culpado também).

    Tens dito,
    Feijó

    ResponderEliminar
  2. tens razao feijo, enganei-me..
    dia 1 de outubro claro que posso :D
    CONTA CMG ;)

    ResponderEliminar

Site Meter