domingo, 27 de setembro de 2009

Cheguei :)

Olá a todos!

Antes de mais, peço desculpa por só escrever agora, mas mais vale tarde que nunca.

Engraçado como o único tema tabu, do racismo, surgiu logo na primeira aula. Na minha opinião, devem ser dadas as mesmas oportunidades a toda a gente, sem haver distinções de raça ou nacionalidade. No caso da integração da comunidade cigana na nossa sociedade, o problema é que há intolerância das duas partes. É fácil de entender porquê, com costumes tão diferentes.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda que se possa perguntar até que ponto se pode universalizar valores quando existem culturas tão diferentes, visa os interesses de todas as pessoas pelo que, apesar das questões filosóficas, tem de existir. Caso contrário ninguém zelaria pelos interesses de ninguém (“Everybody is against everybody. Somebody has to be for them”).

Acho que só se devem pôr limites à cultura dos outros quando as suas acções violam algum direito humano ou quando prejudicam quem os rodeia, mas voltando ao exemplo anterior, não vejo motivo para a sociedade ocidental proibir o uso de lenços por raparigas muçulmanas, quando esta é uma tradição que em nada nos afecta, a não ser em níveis morais.

O debate sobre o impacto da tecnologia na identidade humana e o lugar do Homem num futuro mundo tecnológico pode ser feito através de vários filmes:
1) 2001, Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick
2) Vanilla Sky de Cameron Crown
3) Existenz de David Cronenberg
4) Matrix

Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter