segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sugestões, A Trilogia

Seguindo a deixa do João Queirós e do Pedro, aqui vai a minha lista de sugestões cinematográficas:

- V for Vendetta, 2005, de James Teigue. Excelente thriller de ficção científica ambientado num Reino Unido fascista, coloca importantes questões sobre a legitimidade do terrorismo como forma de combate à tirania: o protagonista, um ""herói"" mascarado chamado V, pretende (literalmente) explodir com o regime. Deixo-vos o trailer:



- À semelhança do João Queirós, creio que o The Dark Knight, 2008, de Christopher Nolan, é um filme imperdível que aborda brilhantemente a deontologia, fazendo-o no entanto de uma forma relativamente subtil (afinal de contas, estamos a falar de uma obra dita mainstream).

- Doubt, 2008, de John Patrick Shanley. É um filme curto (104 min.), também sobre deontologia, também muito interessante (embora talvez não tão "divertido" quanto o The Dark Knight). A premissa é simples: um padre é suspeito de ter abusado sexualmente de uma criança afro-americana. A partir daí... o título do filme diz tudo: Doubt - Dúvida.

- Oldboy, 2003, de Chan-wook Park. O Sweeney Todd, que o João Queirós referiu, narra uma boa história de vingança. No entanto, a deste Oldboy é ainda melhor: por motivos desconhecidos, um homem é raptado e mantido como prisioneiro durante 15 anos. Certo dia, é libertado e é-lhe dado dinheiro, um telemóvel e roupas caras... bem como um prazo limite de 5 dias para se vingar do seu raptor. Mesmo que não o vejamos nas aulas, aconselho-o vivamente aos amantes de bom cinema.



- Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964, de Stanley Kubrick. Confesso que ainda não vi este filme, mas do pouco que me contaram, parece-me ser um filme muito apropriado para esta Área de Projecto. O Queirós, que gosta tanto do Kubrick, poderá pronunciar-se melhor sobre este meu "palpite".

E, por agora, é tudo o que me ocorre.

Até amanhã!

1 comentário:

  1. Yes, it's true. Stanley Kubrick lidera as minhas preferências cinematográficas. E, é também verdade, que o Dr.Strangelove é um filme apropriado para esta área de projecto. Uma cómica, negra e elaborada sátira politico-militar que critica as politicas bélicas dos EUA durante a guerra fria e a teoria elitista apresentada por Friederich Nietzsche do "Übermensch" ou "Super-homem" na sua obra "Assim falava Zaratustra", adoptada e celebrizada pelos ideais Nazis. Um filme hilariante, imprescindível e altamente recomendável

    ResponderEliminar

Site Meter