domingo, 20 de setembro de 2009

Sugestões

Temos blog! ;)
Sugestões, ficam algumas por mim feitas ou que me fizeram:

The baader meinhof complex - filme sobre as RAF
Torre Bela - sobre a tentativa de criar uma cooperativa durante o PREC
The Take - sobre a Autogestão operária na argentina
Milk - sobre a luta LGBT nos EUA
Setúbal Ville Roue - Sobre setúbal nos tempos do PREC
1900- Um excelente filme sobre a ascensão comunista em Itália em toda a sua sensatez histórica
O América Proibida~
Lista de Schindler - Judaísmo e o massacre Nazi
Che!, Diários de uma motocicleta... - A história de Ernesto 'Che' Guevara antes do embarque para Cuba
American Beuty - sobre o "sonho" americano, um dos melhores filmes que já vi
American Psycho - um retrato dos yuppies e do liberalismo económico
Fight Club - Para quem, de uma maneira divertida e genial, quer encontrar essências de uma sociedade anarquista
REligulous
Zeitgeist (está na net)


Demasiado tendencioso? É-o sim, mas eu sou tendencioso xD

Até terça ;)

6 comentários:

  1. Boas noites!

    A maioria dessas sugestões é bastante interessante, mas tenho dúvidas que alguns filmes possam dar origem a debates. O exemplo flagrante é "A Lista de Schindler". O Nazismo é horripilante, Oskar Schindler teve muitos defeitos mas foi responsável pela salvação de muitas pessoas... e é basicamente isto.

    Dentro dessa temática, considero mais provocante (e, por isso, mais propício a um debate) o filme alemão "Der Untergang", que retrata os últimos dias da vida de Hitler no Führerbunker.

    No entanto, ambos têm um problema - são filmes enormes. A "Lista" tem 3 horas e um quarto de duração, o "Der Untergang" "apenas" 3 horas... temos de pensar numa maneira de ver estes "grandes filmes grandes".

    Noutro assunto, esta semana estreia nos cinemas "District 9", considerado por dezenas de críticos um dos melhores filmes do ano. Não querendo revelar muito sobre o enredo, digo apenas que esta obra aborda o Apartheid de uma forma, no mínimo, original - os "segregados" (que mal soa esta palavra, faz-me lembrar os sucos gástrico, pancreático e afins) são seres extraterrestres. É "mainstream", mas também nem tudo o que o é tem qualidade baixa.

    Até terça!

    ResponderEliminar
  2. Um pequeno aparte Feijó, mas o American Beauty não tem nada a ver com o sonho americano. O Sonho americano é aquela ideia da "Land of opportunities), donde se podem fazer fortunas da miséria, quer sejas imigrante ou não... Mas não deixa de ser um óptimooo filme :P

    ResponderEliminar
  3. O Sonho americano tem, sim, muito a ver com a temática do filme. Para muitos o American Dream é personificado na vida pacata dos subúrbios e na família perfetia. É exactamente sobre a falsidade desta vivência que o American Beauty fala, e no filme é particularmente bem simbolizado pela presença sistemática de petalas de rosa que aparecem pela primeira vez na poda da Mãe, essa actividade de sorriso tão forçado que transmite perfeitamente a relação establecida entre vizinhos.
    Mas é um ponto de vista, claro ;)

    ResponderEliminar
  4. Oui, c'est vrai. Posto dessa forma podemos chamar a isso "sonho americano", sim senhor. Simplesmente associei sempre essa expressão às razões que influenciaram a gigantesca expansão dos EUA, aos valores que hoje em dia esse país maltrata.

    ResponderEliminar
  5. AHAHA,essa das "razões que influenciaram a gigantesca expansão dos EUA" é certamente MUITO discutível! xD

    ResponderEliminar

Site Meter