terça-feira, 29 de setembro de 2009

PRIMEIRO!

Bem, ao fim de uma semana do blog ter entrado em funcionamento (penso que foi uma semana) tive mesmo de postar, porque o stor ja me estava a dar na cabeça!

Pelo que tive a ver ainda ninguem postou nada sobre o tema debatido hoje na aula, se é tudo obra do acaso ou se somos regidos por um destino, ou seja, esta tudo premeditado e nao passamos de "marionetas".
A meu ver este é um tema que nao leva a nenhuma conclusao, podendo haver mil e um argumentos a favor e contra, mas ficaremos sempre na ignorancia.
Hoje dei um exemplo ao Zé, muito basico, mas dá para perceber o por quê da minha incapacidade de tomar qualquer posiçao sobre este assunto: "Iamos numa estrada e às tantas deparamo nos com duas opçoes, esquerda e direita, se formos pela esquerda morremos, se formos pela direita nao morremos". Pois bem, imaginemos que eu escolhia o lado esquerdo, será que o meu destino era morrer ou foi apenas a consequencia da minha escolha? Ou entao imaginemos que eu optaria pela esquerda na mesma mas a meio caminho arrependo me, volto para tras e opto entao pela direita. Ha duas interpretaçoes para tal facto, eu fui pela estrada do lado esquerdo mas a meio caminho TOMEI UMA OPÇÃO e decidi voltar para tras, evitando assim a morte, mas apenas porque tive essa escolha, ou entao, quem sabe se o meu destino nao era morrer naquela altura e entao estava premeditado que eu a meio me arrependesse e optasse pela estrada do lado direito?
Eu acho que podemos sempre argumentar a favor do determinismo ou contra, o que origina debates interessantes porque acaba por haver diversas opinioes e argumentos para justificar cada um deles, no entanto a essencia da vida é nunca saber o que o futuro nos reserva ;)

Garnett

3 comentários:

  1. Se a questão e as teorias fossem taõ simplistas nem haveira debate.

    "a essencia da vida é nunca saber o que o futuro nos reserva ;)"
    Excelente frase!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. yaya frase pausada até porque a vida é feita de pensamentos e acasos, sortes e azares, decisoes e duvidas.. Nao é Feijo? lool

    Avante anti determinismo

    Ze

    ResponderEliminar
  3. Não moço, a essência da vida é essa porque nunca conseguirás calcular esse futuro.
    É a mesma coisa que faz a ciência mágica, não haver um final...

    Avante DETERMINISMO RADICAL!!

    ResponderEliminar

Site Meter