segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sugestões, take 2

Depois de ver a lista sugerida pelo Pedro Feijó decidi acrescentar alguns filmes cuja visualização também me parece pertinente:

- Gentleman's Agreement, (em português "A luz é para todos"), do Elia Kazan, é um filme que retrata excelentemente o problema do anti-semitismo da década de 40 (no período pós-guerra) nos Estados Unidos. Mas não é um filme banal sobre descriminação, pois não se dirige aos anti-semitas mais radicais, mas sim àqueles que fingem não o serem, ou que o dissimulam.

- Sweet Movie, do jugoslavo/servio Dusan Makavajev. Um filme difícil e chocante (uma espécie de Saló -P.P Pasolini- mais soft e sobre outro tema). Neste filme seguimos 2 histórias de duas mulheres diferentes. Numa das histórias acompanhamos uma espécie de odisseia desde o mundo da extrema direita(hiperbolizada) a uma também hiperbolizada extrema esquerda, anarca. Na outra história temos Ana Planeta, uma falhada revolucionária comunista que dedica o seu tempo a aproveitar-se de ingénuos. Filme repleto de simbolismos e com imenso conteúdo filosófico.

-A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), Stanley Kubrick. Na minha opinião um dos filmes mais bem escritos(romance de Anthony Burgess) e realizados de sempre. Retrata a história de Alex, um rapaz delinquente sujeito à terapia "Ludvigo", uma espécie de lavagem cerebral para controlar o seu comportamento. Excelente para o problema do Livre Arbítrio

-The Matrix - Dos irmãos Wachowsky. Outro grande filme sobre tema do Livre arbítrio e até mesmo sobre ontologia

Batman, The Dark Knight, de Christopher Nolan. Apesar de ser um filme da "mainstream" não deixa de ser dos melhores filmes acerca de deontologia que alguma vez vi.

O Cão Danado, de Akira Kurosawa. Um excelente filme sobre o desejo de vingança, e a consequente cegueira moral causada por este. Um filme ainda mais enfatizado pelo facto de se passar no Japão, onde a honra e a dignidade são fulcrais no carácter de um homem. Outra sugestão que faço também dentro deste tema é o Sweeney Todd, Tim Burton.

Por agora não me estou a lembrar de mais filmes que considere apropriados para o programa desta disciplina e que ainda não tenham sido falados pelo professor, mas em breve acrescentarei outros à lista.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões, Beijinhos e Abraços para todos.

João Queirós

1 comentário:

Site Meter