quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sweet? Não vi

Ola! Desculpem só postar agora mas não tenho tido muito tempo, e apenas tinha lido os posts dos outros. Quanto ao filme devo dizer que considero-o o pior filme da minha vida. Por várias razões. Primeiro acho o filme um "nojo" excessivo, pois a Laranja também tinha cenas destas mas aguentava-se bem. Segundo acho que o filme é demasiado profundo, ou seja, o seu sentido é demasiado dificil de perceber (não estou a dizer que o realizador não o possa fazer, ele faz o que quiser), e por isso não devemos ir buscar ideias muito forçadas do filme da primeira vez que o vimos, este é daqueles que é preciso ver muitas vezes.

Acho também que este filme não retrata muito bem a extrema direita e extrema direita, visto que uma pessoa que veja este filme e não saiba nada de política vai entender que no comunismo o que as pessoas faziam eram aquelas cenas todas nojentas, o que apesar de ser verdade, pois eles faziam mesmo isso, não é esse a verdadeira e mais importante face da extrema direita ou esquerda. Por isso, acho que existem melhores maneiras de mostrar estas políticas que façam as pessoas entender.

Contudo e apesar de não ter gostado do filme, acho que o senhor realizador tem todo o direito de fazer este filme, da maneira como quiser, sobre o que quiser e com o sentido que quiser. Agora nem toda a gente precisa de gostar dele. E como já disse, temos de ver este filme mais vezes e com mais atenção para percebe-lo. Já agora, desculpem lá, mas Feijó, Queirós e Rodrigo, acho que as vossas explicações e teorias estavam a ser um bocado rebuscadas.

Gonçalo
Abraços e Beijinhos

PS: Mas concordo que nós continuemos a trazer filmes, e até acho que o Queirós fez bem em trazer este filme.

3 comentários:

  1. Primeiro ponto. Aquela terça feira foi a terceira vez que vi o filme, e depois da primeira vez que vi fiquei horas e horas e horas a pensar naquilo que tinha visto, nos possíveis significados das várias cenas e etc, por isso quando dizes que "não devemos ir buscar ideias muito forçadas do filme da primeira vez que o vimos" a mim não se aplica decerteza, e se tanto o feijó como o rodrigo chegaram a conclusões semelhantes ou até iguais às minhas, dúvido que sejam ilacções assim tão forçadas ou demasiado rebuscadas. Ou então é coincidência e inventámos todos o mesmo :P

    O segundo ponto : Este filme não, de forma alguma, uma maneira de "retratar a extrema esquerda e direita" e obviamente que não é para pessoas que não saibam absolutamente nada de política. É uma sátira completa à extrema direita (se vires o contra-informação não vais ficar a pensar que o líder do CDS é o Paulo Tortas ou que o presidente do FCP se chama "Bimbo da Costa" e fala e dá entrevistas com os seus dois "cães" "bobby" e "tareco". E menos ainda pensar que as pessoas são feitas de plástico ou de cera xD). E acho que o Dusan Makavajev não quiz dizer que "todos os anarcas vomitam para a boca uns dos outros" ou "todos os comunistas são pedófilos e sádicos". É tudo uma maneira simbólica de retratar a liberdade absoluta, a alegria sem limites e barreiras sociais e o perigo das ideias atractivas e utópicas. O filme não é um documentário

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo: "Por isso, acho que existem melhores maneiras de mostrar estas políticas que façam as pessoas entender."
    Queirós: "O filme não é um documentário"
    Feijó: Portanto penso que esta questão já foi respondida..

    Em relação à parte "acho que as vossas explicações e teorias estavam a ser um bocado rebuscadas", à qual o Queirós também já respondeu (e muito bem), queria acrescentar que fazer a interpretação freudiana da parte anarca e depois saber que o senhor estudou psicanálise são coincidências a mais (já que faz todo o sentido!). Já para não falar da canção!
    Leiam o Post do Queirós.

    ResponderEliminar
  3. "Acho também que este filme não retrata muito bem a extrema direita e extrema direita, visto que uma pessoa que veja este filme e não saiba nada de política vai entender que no comunismo o que as pessoas faziam eram aquelas cenas todas nojentas, o que apesar de ser verdade, pois eles faziam mesmo isso, não é esse a verdadeira e mais importante face da extrema direita ou esquerda."

    Uh, pronto, acho que o Queirós e o Feijó já responderam ao essencial, mas era só para te lembrar que no comunismo as pessoas NÃO faziam "aquelas cenas todas nojentas", era um grupo específico, de anarquistas, que o fazia. É assim que depois aparecem os mitos de que os comunistas comem criancinhas. Um comunista é uma pessoa que acredita no lado bom da humanidade! (HA, naive pussies!)

    ResponderEliminar

Site Meter