terça-feira, 10 de novembro de 2009

Proposta

A meu ver as discussões relativas à política não estão a correr muito bem.

As intervenções são bem mais reduzidas, nota-se que o pessoal não está tão à vontade com o tema e que os filmes exigem uma maior capacidade de abstração, de conhecimentos políticos e principalmente vivências políticas. (tal como o stor disse, para a geração dele este último filme talvez fará mais sentido, pois viveram em regime fascista e numa época onde o comunismo tinha outra dimensão, onde este era a grande utopia)

Com isto não proponho que desistamos já, nem que alteremos forçadamente o tema dos filmes devido a isto, penso sim que devemos fazer uma pequena pesquisa em casa para estarmos mais alucidados com o tema, que escolhamos filmes mais acessíveis ou que façamos/o stor faça, uma breve apresentação/explicação sobre o filme. (como o caso do queiroz quanto ao sweet movie, ajudou bastante e fez-me perceber relativamente bem o filme e o porquê de todas aquelas cenas, mostrou o significado e bla bla)

Com isto tudo, proponho que se faça uma breve apresentação das ideologias políticas.
O pessoal vai à net, à wikipédia, pergunta aos papás, vai onde quiser informar-se um pouco sobre política e tentar perceber na sua opinião qual a ideal (ou menos má) e com qual se adapta. E assim fazer uma breve apresentação da sua ideologia, o que defende e bla bla, e depois das várias apresentações poderia surgir um debate. Preferencialmente poderia ser o pessoal que já tem as "suas ideologias" a apresentá-las, ou até apresentar outras que se oponham mas que conheçam bem (sendo imparciais na apresentação)
Para o debate que daí provinha, até podiamos fazer como no debate da pena de morte, "arranjar personagens". Dividiriamos a turma pelas várias ideologias, as que têm menos defensores ou apoiantes seriam apoiadas e defendidas por pessoas que na realidade não as apoiam (caso dos meninos dos U.S.A. anti pena de morte que a defenderam com unhas e dentes) de forma a termos um debate equilibrado com sensivelmente o mesmo número de representantes em cada ideologia.

Que me dizem malta? Que me diz o prof? Penso que seria bom para o pessoal começar a pescar mais de política. Contudo não gostaria de colocar nenhuma aula sem filme, pois as aulas são poucas e filmes é o que não nos falta.

Beijinhos do Zeca "O Pastor"

4 comentários:

  1. Concordo com a ideia de pessoas diferentes apresentarem ideologias diferentes na aula (mas nem toda a gente precisa de o fazer).

    "Dividiriamos a turma pelas várias ideologias, as que têm menos defensores ou apoiantes seriam apoiadas e defendidas por pessoas que na realidade não as apoiam"
    Com isto já não concordo. O tema é muito vasto e acho que devíamos discutir mais profundamente as ideias políticas que a maioria da turma defende (e já me estou, provavelmente, a excluir deste grupo).

    Abraço!
    Feijó

    ResponderEliminar
  2. yaya nessa primeira parte de apresentar ideologias eram so 4 ou 5, um com cada ideologia..

    a outra era só uma proposta mas tambem penso que para já é inutil

    Ze

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto da ideia. Shotgun nalguma coisa!

    ResponderEliminar
  4. eia, nao. eu preferia mesmo uma geral. pelo menos nas apresentaçoes. e os debates sao sempre muito extensos, isso ja sabemos, mas nao e por isso que so falamos de algumas, mas marcamos uma hora para acabar. penso que seria importante perceber um pouco de cada neste sistema, do qual gostei muito e com o qual podemos mesmo aprender a pensar sobre opinioes que nao temos. e ate é parvo escolher as mais defendidas, porque isso pouco existe. se nao percebemos nada de politica é muito parvo termos uma posiçao...

    mary

    ResponderEliminar

Site Meter