terça-feira, 17 de novembro de 2009

O grande tsunami (primeiro post)

No decorrer das ultimas três semanas vimos do meu entender vimos dois excelentes filmes. O primeiro que gerou muita controvérsia, o Sweet Movie e o segundo foi Die wessel (A onda). Em relação ao primeiro filme apenas posso dizer que após um segundo visionamento do mesmo e uma grande discussão com a minha mãe (sim com a minha mãe) apercebi-me que muitas das mensagens que o realizador nos queria transmitir eram relacionadas com a altura. Aliás muitas das cenas que nos pareceram absurdas no filme, na altura eram perfeitamente normais e e tinham um significado muito importante. É preciso também frisar que nesta altura a maior parte dos realizadores não produzia os seus filmes nos seus países porque era proibido.
Em relação A onda eu só tenho a dizer que de longe é o melhor filme que vimos nas nossas aulas e que no meu caso me marcou imenso. O filme em si tem uma boa temática e monstra-nos que na nossa sociedade ainda é possível que aconteçam coisas destas a torto e a direito.A cena final do filme, quando está tudo sentado no anfiteatro é brilhante. Quando o professor pede aos alunos o que se deve fazer ao "traidor" e estes quase que dizem para o matarem é de facto o que mostra como as pessoas ficam cegas e não conseguem ver e ouvir nada se não as ordens do líder. E isso é o que leva ao rapaz a suicidar-se visto que a o programa acaba e ele fica sem um propósito de vida. Quando o filme acabou e começámos a debate-lo fiquei chocado quando me disseram que o fascismo é bom. O fascismo nunca foi bom e nunca será, os supostos líderes que são muito bons e lutam pelas liberdades do povo, acabam por ficar sempre com "sede" de mais poder e controlo.

Já que a maior parte das pessoas agora gostam de ver filmes que não são de hollywood proponho que vejam 3 filmes 2 franceses e um japonês:
- A residência espanhola( L'auberge espagnole) realizador:Cédric Klapisch
-As Bonecas Russas( les poupées russes) continuação da residência espanhola também do mesmo realizador
- O túmulo dos pirilampos: um filme de animação japonesa sobre um rapaz e a sua irma pequena no final da segunda guerra mundial quando os americanos bombardeiam o Japão realizador:Isao Takahata

Lúcio

7 comentários:

  1. "fiquei chocado quando me disseram que o fascismo é bom"

    Pensava que esta parte já tinha ficado esclarecida..

    ResponderEliminar
  2. Já viste que escreveste o 100º post do blogue? xD

    ResponderEliminar
  3. Loool por acaso não reparei xD

    ResponderEliminar
  4. sim, lucio ficou esclarecido que ninguem tinha dito que o fascismo era bom. foram tudo expressoes infelizes pela sua má interpretaçao. mas pronto, se alguem achasse que o fascismo era bom, deviamos respeitar. nao concordar mas respeitar (sei que é dificil).

    maria

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Acho que ninguém disse que o regime fascista era bom, mas agora acho que faz todo o sentido debatermos o fascismo como uma ideologia política, na sua componente teórica, e percebemos a essência do mesmo. Percebermos porque é que houve o surgimento de regimes fascistas por essa Europa fora. Não só fascistas mas também nacionalistas no geral.

    ResponderEliminar
  7. maria, mas tu disseste que o fascismo era uma utopia. Ou seja, para ti, o fascismo é uma civilização ideal, imaginária, fantástica.
    Portanto, achas o fascismo um projecto de governo que, a ser exequivel, asseguraria a felicidade geral?

    ze

    ResponderEliminar

Site Meter