domingo, 31 de janeiro de 2010

Outra vez os horários?

Compreendo e sou sensível à argumentação do Gonçalo, mas não concordo com ele quando dá a entender que eu cedi às «reivindicações» de um aluno, no caso, do Pedro.

Eu gostava que arrumássemos de vez o assunto e não me quero impor. Não é por uma questão de falta de autoridade, mas, porque gosto de que as coisas sejam decididas de forma democrática e consensual.

Eu vejo algumas vantagens na repartição das aulas sem horário rígido, sobretudo porque nos permite discutir alguns filmes mais longos, que muitas vezes ultrapassam as 2 horas de duração. Pareceu-me, na altura, que a proposta da Matilde e do João Queiroz era bastante equilibrada e não vi nenhuma oposição de fundo quando o assunto foi referido na aula. A discussão sobre o Viridiana foi interessante: além de termos mais tempo, permitiu uma interiorização de dois dias e algumas trocas de ideias no blog o que favoreceu o debate.

Sou sensível aos argumentos de alguns de vocês que organizaram a vida de forma diferente e a quem a hora e meia de 5ª faz falta. Sou particularmente sensível ao argumento da Mariana que tem Matemática atrasada e que fica com um horário terrível.

Reconheço, sem me querer alargar muito sobre este assunto, que existem atitudes diferentes por parte dos alunos relativamente às aulas. Estão todos no seu direito, uns e outros. Por mim, digo-vos que estas aulas dão-me um enorme prazer. Se dependesse de mim e se pudesse, víamos filmes todos os dias. Não sinto as aulas como uma obrigação e, por isso, estou sempre disponível. Alguns de vocês têm uma forma de estar semelhante à minha: é uma oportunidade única de aprendermos todos e fazermos uma coisa de que gostamos, sem a pressão dos testes e das notas. Mas, compreendo igualmente a posição daqueles que têm outra forma de estar e para quem esta disciplina é mais uma como as outras, certamente agradável, mas não mais do que isso.

Na próxima aula, vamos resolver o assunto em definitivo. Depois do debate sobre Estética e Cinema, vamos serenamente recapitular todos os pontos de vista e tomar uma decisão. Até lá, queria fazer minhas as palavras da Júlia que no seu excelente comentário apelou à serenidade e à ponderação. Já tivemos recentemente, suficientes motivos de crispação bastante desagradáveis e ninguém gostaria de os ver aqui repetidos.

Jorge

1 comentário:

  1. foi o que eu lhe tentei explicar, é que desde o inicio do ano que tinha ficado combinado que o bloco de quinta passava para terça, de maneira a conseguirmos ver os filmes sem interrupções. Posto isto a quinta feira as minhas aulas acabariam as 11h30m. O meu problema e simplesmente ter actividades extra curriculares do meio dia as 13h30m, nao se trata de nao querer saber das aulas para nada... Contudo esta terça vai se tudo decidir. So quero que o professor perceba.

    Abraço,

    Garrett

    ResponderEliminar

Site Meter