sábado, 30 de janeiro de 2010

TERÇA vs quinta

Já que se queixaram que ninguém se manisfestou contra a mudança das aulas para quinta muito menos no blog, é então o que vou apresentar segundo tópicos:

1)Não se esqueçam que inicialmente as aulas eram terça e quinta, mas todos quiseram trocar tudo para terça de modo a ver tudo seguido e discutir. Ou seja, com esta troca, tiveram a mexer nas vidas das pessoas que já se encontravam organizadas, e agora querem voltar a fazer tudo outra vez? Eu acho que é uma péssima ideia.

2)Quando dizem que se querem juntar para discutir os filmes, e fazem-no como se fosse um encontro de amigos para discutir e por isso não há necessidade de se preocuparem com as notas, é mentira. Apartir do momento em que se juntam numa sala de aula, com um professor para discutir algo das aulas, é também considerado tempo de aula e por isso interessa para as notas.

3)Em termos de horário as coisas não funcionam bem como dizem, que são dois blocos, porque isso também é mentira.À terça a aula é as 11h45min mas começamos a ver o filme por volta das 12h15min, e não há nenhum filme dos que nós vemos que dure uma hora e trinta minutos(ainda bem), ou seja saimos sempre para lá das 13h15min. À quinta é um debate, um debate nosso nunca dura um bloco visto que gostamos muito de falar. Posto isto no minímo por semana temos 3 blocos.

4)É assim, eu gosto muito das aulas, e gosto dos filmes e das discussões mas digo com toda a sinceridade que prefiro estar em casa ou fazer outra coisa do que estar numa aula. E para além disso, apesar de haver que pessoas que passam a vida na escola e gostam disso e portanto não se importam, eu não sou uma delas, tenho vida para além da escola e como tal não posso andar a alterar as coisas assim sem mais nem menos.

5)A minha proposta seria continuar o esquema que tava, vendo o filme e discutindo depois e caso algum dia o filme fosse maior e não houvesse tempo para uma boa discussão, prolongar-se-ia esta para a semana seguinte não vendo um filme nessa aula. Pois às vezes uma discussão completa é melhor do que um filme.

Posto isto concluo a minha argumentação esperando que as aulas permaneçam só à terça, mas queria deixar um recado ao professor: o que o Pedro Feijó diz não se escreve e portanto lá porque o stor falou com ele e ele disse que podia haver aula na quinta que todos tinham concordado, não quer dizer que seja totalmente verdade(com todo o respeito ao Feijó). Portanto acho que o stor deveria assumir um bocado mais de responsabilidade em relação a isto visto que diz respeito directamente as aulas.

Gonçalo

7 comentários:

  1. Gonçalo, antes de escreveres essas barbaridades que incluíste no teu último parágrafo sugiro-te que leias tanto o post http://a-raposa-e-as-uvas.blogspot.com/2010/01/uma-proposta-para-reflectir.html como os comentários que o seguem. A proposta foi minha e da Matilde, não do Feijó, e houve um debate no blog sobre ela. Se reparares bem houve um grupo de 9 alunos (Eu, Matilde, Feijó, Sérgio, Zé, Marta L., Rodrigo Dias, Julia e Garrett) a apoiar a proposta, e não "só o Feijó". O blog é um espaço complementar as aulas por isso tu e todos aqueles que não disseram nada tinham a obrigação de o ter feito na devida altura. Aliás, na altura pareceu haver unanimidade.
    Se não viste o post faltaste ao teu dever enquanto aluno. Ninguém tem culpa disso.

    1) Duvido muito sinceramente que TODA a gente tenha organizado os seus planos de forma a que lhe seja impossível ir à aula de quinta ás 11:30. O Garrett, por exemplo, diz tê-lo feito, mas diz também que se é o que a maioria quer, ele pode muito bem compensar esse tempo aqui no blog. Quanto ao resto das pessoas que não possam ir, o professor já o disse: "Não vou penalizar a nota de ninguém".

    2) Que te preocupa a ti as notas dos teus outros colegas? Se, de facto, contar para a nota, é algo que influencia apenas os 10% respectivos ao interesse e participação. Quando há indisponibilidade por parte dos alunos, repito o que disse acima - Façam como o Garrett sugeriu e usem o blog. E porque razão é que as pessoas não hão de se reunir para discutir, se querem? Se te sentires melhor com isso sugiro ao professor que em vez de passar a aula para a sala 37 que a passe para a esplanada do Picoas Plaza. Ou também te "afecta a nota"?

    3) Qual é o problema de termos 3 blocos? Principalmente se é apenas obrigatório 1? É aquela questão, o que os outros fazem a mais não te concerne de forma alguma. Fazem-no de forma voluntária e pelo interesse que têm na discíplina.

    4) Outra vez a mesma questão... Se quiseres fazes a tua horinha semanal e vais-te embora, mas isso não impede os outros, os que "gostam de ficar na escola" de ficarem... Se o problema continua a ser de "notas" ( e falando por mim - a questão da nota é irrelevante para o meu interesse na disciplina) podes sempre "trabalhar para a nota" no blog. O professor expressou claramente que ninguém ia ser penalizado por não ir.

    O único entrave que vejo a esta mudança, curiosamente, é o menos debatido. Pessoas que não podem ir à quinta acabariam por ficar sem "debate físico" (em oposição a virtual). Sugiro que tentem combinar com o professor um prolongamento que vos dê jeito, senão até mesmo manter alguma discussão às terças depois do filme. Mas aqui não posso falar por outras pessoas, principalmente pelo professor. É algo que me transcende.

    ResponderEliminar
  2. Ei, pessoal, tenham lá calma. Sinto aqui uma pitada de arrogância. Tá-se bem, vamos resolver isto sem zangas.
    É assim, eu percebo as pessoas que dizem que têm outras coisas para fazer, outras actividades, estudos, etc. Eu também tenho, e também me sabe bem um tempinho livre.
    Mas eu acho que esta disciplina requer alguma flexibilidade, um bocadinho só. Se não se tiver nenhuma não se pode probir a dos outros. Não é preciso ser totalmente flexível, ficar horas numa sala de aula a debater, mas também não é preciso sair às 13h15 na terça e compensar na quinta o tempo restante...
    Acho, também, que o pessoal totalmente flexível deve entender um pouco as pessoas com mais dificuldades, com outras actividades e outras necessidades.
    Não podemos perder o debate todo, sempre.

    Eu achei a ideia do Queirós e da Matilde bastante boa por várias razões. A primeira é o facto de se ter tempo para digerir o filme, para pensar sobre ele, preparar um bocadinho o debate de quinta. Em segundo lugar, porque na maioria dos filmes podemos sair antes das 14h e não é necessário almoçar na aula (até porque agora nem sequer o podemos fazer...). Agora, o que eu acho essencial é começarmos a projectar o filme as 11h50, no máximo, vamos aproveitar o tempo.
    Ok, digamos que começamos o filme a esta hora, como não há muitos filmes que sejam mais de duas horas, saímos antes das duas. Se houver filmes mais compridos arranjamos um tempo extra, combinamos; ou mudamos de filme. É preciso, sobretudo, saber conversar e saber ouvir. (Este conselho também se aplica a mim, pessoal, não estou a especificar ninguém!)

    Acho que esta ideia era a melhor, mas se alguém não puder tenta-se arranjar outra solução. Até porque, como várias pessoas o disseram na última aula, os debates não têm corrido bem por outras razões para além da falta de tempo.

    Ultimamente, com a história do 300, as coisas têm-se complicado um pouco, quer na aula, a roubar tempo, quer no blog. Mas isto vai melhorar.

    Beijinhos,
    Júlia

    ResponderEliminar
  3. De facto, como a Júlia diz, não vale a pena estar aqui a escrever com tom de zanga.
    1) Gonçalo, por essa lógica as pessoas não podiam era ser penalizadas por não ficarem depois das 13h15 na terça, visto que este era o horário original e as pessoas podiam ter organizado o seu horário ocupando a tarde de terça. Compreendo o que queres dizer visto que já mudámos há muito tempo, mas não me parece esse argumento deva ser utilizado a nível abstracto: quem não conseguir MESMO ir às quintas que o diga (na terça-feira, que é quando vamos discutir isto).
    2) Um espaço não define uma aula, nem a presença do professor, o que define uma aula é ela estar num horário. Não pude ir à Cinemateca ver a Fúria (tinha Conselho Pedagógico), uma actividade que foi feita fora das aulas. Não foi por isso que tentei impedir que vocês fossem, fico com pena de não poder participar também e não tento restringir ninguém de fazer o que quer por uma estúpida competição de nota.
    Por falar em nota comento uma coisa que me tem espantado enormemente: como é possível que haja uma obsessão com a nota numa disciplina como AP Fil e Cin?! Temos notas altas, uma disciplina que escolhemos entre várias por ser sobre um tema de que gostamos, colaboramos todos para aprofundar a análise de um filme e ver várias perspectivas filosóficas; e no entanto já vi vários a insistirem em ter uma atitude até agressiva por uma questão de notas!, e a tentar coibir o desenvolvimento do interesse de outros para que estes não sejam beneficiados (como é, aliás, o caso deste post).
    No final do Período houve um espaço para se falar da nota de cada pessoa. Ninguém se pronunciou dizendo que achava estar a ser vítima de injustiça. Então qual é o plano? Aceitar o que o prof nos der no final mas tentar que os outros não nos passem à frente em participação durante o período (ainda por cima por uma questão de interesse e não de competição!)?
    Para aqueles que querem ter melhor nota há uma solução: mais trabalhos, mais posts. Tentem construir-se a vocês próprios em vez de destruir a vontade dos outros. Estou certo que seremos unânimes no final dando o valor merecido também àqueles que se esforçaram mais.
    3) Quanto a este ponto remete-nos de volta para o horário no ponto 1) e para a questão da vontade de evoluir de alguns.
    4) Gonçalo, acho que ficou claro: tu “preferes” ir para casa. Não há problema nenhum, mas deixas os outros preferirem ficar na escola a fazer o que gostam! Eu prefiro estar a jogar computador do que no apoio de matemática, mas não me posso queixar que os meus colegas tenham mais tempo para desenvolver as suas capacidades com a prof do que eu! (Isso leva-nos também à questão de pensar até que ponto o interesse na disciplina fora das aulas não deve contar para nota: se eu escrevo e leio em casa, posso apresentar os meus trabalhos em Port, se faço investigação digo-o na aula de Bio, e como aprendo Física aqui em Coimbra não posso deixar de usar os meus conhecimentos nas aulas)

    ResponderEliminar
  4. CONTINUAÇÃO...

    Saliento o que o Queirós diz no final do seu post, este problema só o ouvi ser levantado pela Júlia. É estranho que numa disciplina destas a única coisa em que não estão interessados e na não participação na questão essencial da disciplina – o debate.

    Não tenho solução para o problema, mas penso que passa por marcar a hora à quinta permitindo que os que não vão tenham direito tanto a debate como a ver os filmes. (até porque o debate na quinta foi muito bom :D).

    Não Gonçalo, não é com todo o respeito “pelo Feijó”. Acusas-me de mentir (sim, lê de novo o teu post, é mesmo isso), e isso é algo que eu não admito pela parte de alguém que nem se dignou a verificar a verdade (comigo não falaste). A única coisa que eu disse foi que todos OS QUE ESTAVAM comigo quando falei com o prof ao telemóvel concordavam em encontrar-se na quinta.
    Se eu fosse um homem pedagógico agora exigia um PEDIDO DE DESCULPAS PÚBLICO, mas como sou um gajo rasca de esquerda a gente fala na terça xD

    Abraço pessoal! discutimos isto na terça ;)

    Feijó

    PS: às quintas vou ter de sair às 13h. Por isso acho que devíamos proibir todos de ficar naquela sala mais quinze minutos visto que isso pode prejudicar a minha nota (ou melhor, pode melhorar as notas dos outros!)!! Não, a sério! Não acham sensato?

    ResponderEliminar
  5. eu apoiei a proposta porque pensei que fosse apenas para essa quinta feira, pelos vistos interpretei mal.

    Garnett

    ResponderEliminar
  6. "Quanto ao resto das pessoas que não possam ir, o professor já o disse: "Não vou penalizar a nota de ninguém".

    Todos ouvimos isto mas na semana passada o stor disse me a mim e ao lucio que nos ia baixar a nota por nao termos ido ao debate de quinta feira passada. Como ja disse, o eu nao ir as quintas nao passa por falta de interesse mas sim por desde o inicio ter ficado combinado que o bloco de quinta passava para terça, e como tal tenho actividades extra curriculares do meio dia as 13h30m. Quanto ao lucio nao sei, ele que poste aqui os seus motivos ou que os diga nas aulas. O stor tambem criticou o facto de ele sair a meio das aulas para ir la fora. Isso e algo que ja foi pedido no periodo passado, portanto senhor rodas baixas pára lá com essa porra xD .

    Quando eu "apoiei" a proposta, foi erro meu, pensei que fosse apenas naquela quinta. E tal aconteceria unica e exclusivamente caso o filme tivesse uma longa duraçao.

    No entanto, a partir do momento em que o stor me disse que ia baixar a nota por nao ir aos debates de quinta, penso que nao é apenas um "encontro" para debater o filme.

    Bem, esperemos por terça.

    Abraços

    Garréé

    ResponderEliminar
  7. ó feijó, quem falou em perder sempre o debate fui eu! -.- devias lembrar-te ao menos de quem te cala pá, bem, bem.
    ~
    maria

    ResponderEliminar

Site Meter