segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Estética!!

Infelizmente, eu (e o Sérgio) provavelmente não vamos estar amanhã no debate, devido a uma conferência na nova (com os ministros, que podem ouvir na antena1!), E mesmo muito infelizmente, porque era o debate que eu mais esperava, em que mais queria pariticipar xP

De qualquer maeira gostava de explicar o penso sobre o tema:


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com




Alguém tem alguma dúvida sobre qual é a melhor música? (se é que se pode chamar música aos sonhos de menino eheh).

Não. Acho que podemos afirmar com certeza que este bocadinho de mozart é MIL vezes melhor do que qualquer música do famoso tony. Tal como podemos afirmar também que o Don Quixote é cem vezes melhor do que o Crepusculo, ou que o Laranja mecânica nem tem comparação com Oh Não! Outro Filme de Adolescentes.

Ora, logicamente, se podemos dizer isto(nem vale a pena vale enumerar as razões que nos levam a ter tanta certeza), chegamos à conclusão de que sim, há arte melhor que outra. Afinal, existe alguma objectividade na estética.

O problema é que é fácil comparar estes exemplos, mas e comparar a Laranja mecânica com o Padrinho, Mozart com Beethoven, Don Quixote com o Robinson Crusoe? Eu, pelo menos, não estou em condições de o fazer.

Penso que a questão da avaliação da obra de arte, seja qual for o seu tipo, passa primeiro por um grande conhecimento da História da Arte, dos movimentos actuais, passa por ter uma sensibilidade estética extremamente desenvolvida e apurada, por conhecer muitas e muitas outras obras de arte, entre outros factores. Por algum motivo nem todos podem ser críticos de cinema.
No entanto esses mesmos avaliadores têm de responder a inúmeros critérios, e na minha opinião aí é que começam os verdadeiros problemas:

Originalidade? Inovação? Técnica? Expressividade? Mensagem transmitida? Simplicidade? Autenticidade? Identidade? Atractividade?

E qual deles é o mais importante?
Acho que isso sim, é objectivamente impossível de definir.

Pode ser impossível de definir, mas também é profundamente inútil. O que é que interessa se os Lusíadas é mais autêntico do que A Mensagem? Para nós, comuns humanos, nada! (Claro que, para alguns peritos pode ser a questão de uma vida). O que acho realmente importante é a diferenciação entre o mau e o bom, e isso não é assim tão complicado.


Ps: Ainda assim, gostaria de referir que esta questão, nada tem a ver com os gostos de cada um. Eu gosto de filmes maus, livros maus, quadros maus, músicas más. No entanto, sou a primeira a admitir que são maus. É um dos grandes problemas de hoje em dia, este Subjectivismo instalado, que leva a que pessoas digam: "Música má? isso não existe, cada um gosta do seu estilo". Revela uma profunda falta de distanciamento e essencialmente uma superficilidade nas nossas opiniões. Pessoalmente, acho que existe uma grande necessidade de combater esta questão de que "tudo é relativo". E se ainda tÊm alguma dúvida, voltem ao ipodzinho roxo ahah

9 comentários:

  1. amanha digo no debate a tua opiniao, para que lhe repondam.

    maria.

    ResponderEliminar
  2. Lacuna gigante: falta esclarecer os conceitos filosóficos abordados. Só assim poderá haver debate com entendimento.

    Pela minha parte, por exemplo, faço uma grande distinção entre Beleza (que considero subjectiva) e qualidade de Arte (que considero mais ou menos objectiva xD).

    E não ouses criticar o menino do tony: nas imortais palavras do sérgio "é uma questão de objectivo". Yeaah, right -.-

    Feijó

    PS: Não critiquem o Not Another Teenage Movie!! We are the Northon Wild Cats/ WE are black, we know it/ We shake our big butts and show it/ We ain's white, We ain't white/ We definetly ain't white/ Check it out niggas! Tananananananamnanamnanam!! :P

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Como correu o debate? bom? muito bom? :D

    Sim Feijó, tu que és tão adepto de "não retirar as frases do contexto" fá-lo aqui xD

    Em relação ao anónimo.. pronto

    ResponderEliminar
  5. Olá, Matilde e Sérgio!

    Sentimos bastante a vossa falta, hoje.

    Embora inconclusivo, como se esperava, o debate foi excelente. Vamos continuá-lo aqui no blog, obviamente com a vossa ajuda.

    Jorge

    ResponderEliminar
  6. Inconclusivo? Eu saí de lá cheio de conclusões. Ajudou imenso para a avaliação de futuros filmes.

    Como ficou a questão das aulas? Fica o modelo de debatermos às terças?


    Assinado: O-Camuflado-lambe-rabos
    (que falta de criatividade Anónimo!)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Site Meter