domingo, 24 de janeiro de 2010

Incontornavelmente, Buñuel

Estou indeciso relativamente ao filme da próxima aula.

Acho que chegou a altura de abordarmos Buñuel, o genial e bizarro cineasta espanhol, uma referência incontornável quando se estudam os valores.

A minha dúvida prende-se com o filme que vamos ver, porque hesito entre dois:

a) Viridiana . É a obra prima absoluta. Um filme cáustico, bizarro, uma mistura de anarquismo e filosofia de Nietzsche, sobre a total inversão dos valores, em particular sobre os valores da caridade e da bondade. Uma das vantagens de vermos este filme, é que poderíamos fazer uma discussão conjunta com o filme de João César Monteiro, na perspectiva do imoralismo e da transmutação dos valores.

b) A Via Láctea. É um filme ainda mais bizarro, surrealista, meio desconexo, que aborda uma viagem satírica pelos dogmas da religião católica, numa perspectiva nem sempre muito clara, mas quase sempre muito profunda. Penso que é um filme que gera mais discussão do que o outro.

Aguardo as vossas sugestões.

Jorge

13 comentários:

  1. Conhecendo o professor penso que vou pela opção a) xD
    (se diz que é meio desconexo é porque é mesmo desconexo!)

    ResponderEliminar
  2. a maioria que decida, eu sou favorável para qualquer dos dois..

    ResponderEliminar
  3. Se a maioria esperar por uma maioria não há maioria xD Voto na Via Láctea. Pegando nas palavras do Feijó, "conhecendo o professor, pequeno que vou pela opcão" B. Se diz que dá mais discussão é porque o outro dá bastante pouca e deve valer mais a pena ver por ser uma "obra prima absoluta" - como a Comédia de Deus.

    ResponderEliminar
  4. Pequeno não. Penso. Erro parvo xD

    J.Q

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro a opção a), Viridiana. Do pouco que andei a ler sobre os dois (não gosto de estragar eventuais surpresas), parece-me ser o mais interessante - e se permite o tal debate sobre a Comédia de Deus, melhor ainda.

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  6. está empatado, ainda bem que a maioria não esperou por uma maioria xD

    mas nao sei mesmo qual prefiro,

    ResponderEliminar
  7. Voto na Via Láctea, pelos mesmos motivos que apresentou o João Queirós.

    Marta

    ResponderEliminar
  8. Eu prefiro o Viridiana!

    matilde

    ResponderEliminar
  9. Via lactea está a ganhar por um nos prognósticos xD mantenho-me neutro :P

    ResponderEliminar
  10. Por mim vemos a Via Láctea

    Vasco

    ResponderEliminar
  11. Note-se que o Via Láctea é que era sobre a religião católica!
    Isto faz lembrar o "Não é o que vocês pensam!" xD

    ResponderEliminar

Site Meter