quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Uma proposta para reflectir

Constatei a existência de algum mal estar de alguns de vocês, relativamente ao pouco espaço que existe para os debates. A projecção dos filmes começa tarde, estes por vezes são muito longos (como sucedeu anteontem), depois há o intervalo e sobra muito pouco espaço para debatermos.

Em conversa informal com o João Queiroz e a Matilde foi-me feita a seguinte proposta que depois foi apoiada pelo Pedro e pelo Sérgio: às 3ªs feiras víamos o filme e a aula terminava imediatamente após a sua projecção. Às 5ªs feiras organizávamos um debate sobre o filme visto na 3ª. Nenhuma das aulas tinha uma duração absolutamente definida. Assim, ficaríamos com mais tempo para reflectirmos em conjunto.

Queria só recordar-vos que o meu objectivo com esta área de projecto não é regido pelas notas e pelas convenções escolarmente definidas. Fiquei sensibilizado com todos aqueles que querem debater, aprender, trocar ideias, conviver e para isso estão dispostos a abdicar de algum do seu tempo livre para o poderem fazer.Eu também tenho muito prazer em ver filmes convosco e em debatê-los no final e, por isso, subscrevo a proposta do João e da Matilde.

Independentemente das classificações que aqui não estão em causa, eu reparo que alguns de vocês participam nas actividades de Filosofia e Cinema com paixão, porque, mais do que uma nota, percebem que podem usufruir aqui de uma oportunidade singular que, provavelmente não voltarão a ter no seu percurso escolar. Outros estão porque acham o professor um gajo porreiro (aliás já o conhecem de anos anteriores)e a disciplina não dá muito trabalho, pois basta fazer uns relatórios e as notas são altas e ver uns filmes (ainda que esquisitos) é uma forma divertida de passar o tempo.

Gostava que expressassem as vossas opiniões sobre esta proposta e fossem absolutamente sinceros e claros.

Jorge

9 comentários:

  1. Eu concordo com a proposta, mas também não sei até que ponto vou ter disponibilidade na 5a. Hoje por exemplo não pude ficar na escola... Mas gostava que as discussões voltassem a ser como no princípio, era muito mais interessante. E não creio que seja só falta de tempo, porque nalguns assuntos nem toda a gente se sente completamente à vontade para falar: por exemplo quando discutimos política. A verdade é que nem toda a gente tem o mesmo conhecimento na matéria, e por isso torna-se difícil, mas gostava que tivéssemos conseguido debater melhor.

    ResponderEliminar
  2. eu alinho nesse mambo stor..
    claro que poderemos abrir excepçoes,
    por exemplo, em filmes pequenos ou em semanas de pouca disponibilidade faziamos tudo terça..
    Senao, fariamos desta forma, e a até considero mais positivo porque dá para pensar sobre o filme e pesquisar e bla bla..
    Em semanas que um ou outro nao possa ir na quinta, compensa no blog dando a opiniao que nao pode dar na aula

    Beijinhos, e entao, fica até quinta?

    ZE

    ResponderEliminar
  3. Na quinta-feira a aula é de hora e meia certo? É porque às 13h15 tenho de me ir embora todas as quintas.
    Tenho ainda outra proposta de dinamização da escola (que até conta 10% pra nossa nota) que já comentei com o professor, mas podemos falar na próxima terça.
    Queria também fazer uma proposta relativamente ao plano de abordagem dos temas nas aulas.

    Como acho que temos muito que falar sugiro que na próxima aula não se veja nenhum filme..
    Que acham?

    ResponderEliminar
  4. Sou contra o que o Feijó diz e a favor dos mambos por onde envereda o Zé. Na próxima aula viamos o filme sobre o suicídio e na quinta da mesma semana debatiamos esse e o do César Monteiro. E Feijó, por favor diz o que tens para dizer. Se tens uma proposta podes postá-la para debate aqui no blog

    ResponderEliminar
  5. parece-me óbvio que concordo ahah

    matilde

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo o que o meu colega José disse. =P

    ResponderEliminar
  7. Parece que não há inteiro consenso relativamente a vermos um filme na próxima 3ª feira. De qualquer modo, a sala está reservada e eu levo o dvd na pasta.

    Jorge

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante desta proposta pessoal. Acho que foi a melhor xD
    Assim teríamos mais tempo para debater e, mais do que isso, já podemos pensar, congeminar e formular algumas ideias. Acho que pode ser um debate bastante mais produtivo. É preciso digerir um filme e dois dias não é muito tempo ao ponto de o esquecermos.

    Ver um filme às terças e discuti-lo as quintas parece-me perfeito.

    É preciso haver tempo para tudo.
    Queirós e Matilde, brutal!


    AH! Eu gostava de ver um filme amanhã, aquele sobre o suicídio, mas amanhã vemos isso


    Júlia

    ResponderEliminar
  9. As quintas feiras e-me completamente impossivel, das 11h45m as 13h estou ocupado, mas caso eu seja o unico indisponivel acho que os debates se devem realizar na mesma (va, fico a espera de posts a dizer que tambem nao o iam deixar de fazer por minha causa xD). Contudo acho a ideia muito porreira, porque ha filmes que pelo menos eu preciso de alguns dias para reflectir, alem disso o tempo que tinhamos para debater era muito pouco. Eu gostei imenso do ultimo filme e sugeria que amanha vissemos o tal do suicidio e como nao posso ir na quinta feira, debatia aqui no blog.

    Garnett

    ResponderEliminar

Site Meter