domingo, 24 de janeiro de 2010

Blog, Debates e escolhas de filmes

Desde que foi criada esta Área de Projecto, que a mesma foi pensada de forma aberta. Em ambas as turmas, as portas estão sempre abertas (pelo menos no sentido figurado do termo). Há alunos como a Ana Martins, a Inês e alguns do 12º E que não sendo alunos da disciplina vêm assistir aos filmes e participar nos debates e temos todo o gosto nisso.

Este espírito de portas abertas, estende-se ao nosso blog. A professora Nazaré já deu a sua estimável colaboração e o mesmo sucedeu recentemente com o meu colega e amigo Manuel Beirão. Agora apareceram alguns comentários de alunos que presumo não serem da turma, mas sim da outra Área de Projecto. São todos benvindos.

O que me parece menos interessante é que alguns venham com o intuito de acabar com as discussões. Eu acho esta discussão particularmente útil, interessante e de nível elevado. Expomos de forma veemente as nossas ideias, como é timbre das nossas aulas, mas sem ninguém se ofender ou sentir melindrado com opiniões contrárias. Nós gostamos muito de trocar opiniões e ninguém tem o direito de nos mandar calar, como aconteceu nalguns comentários de outro post meu.

E acho estas discussões particularmente úteis, porque, para além de outras questões laterais igualmente interessantes, o debate coloca duas questões fundamentais:

a) Que tipo de filmes deve ser projectado publicamente na Escola Secundária de Camões? Qual o critério para a sua selecção? Devemos tomar como ponto fundamental a sua qualidade intrínseca, ou apenas o facto de poderem ser discutíveis?

b) haverá algum critério de qualidade intrínseca inerente aos filmes, ou tudo depende exclusivamente do gosto de cada um? Existe alguma objectividade estética, ou todos os gostos são subjectivos?

Aqueles que foram meus alunos no 10º ano devem lembrar-se de termos discutido esta questão quando demos os valores estéticos. Gostaria de ler as vossas opiniões, que em relação ás questões da arte em geral, quer às questões do cinema em particular.

Poderemos dizer que a música de Bach é melhor do que a música de Tony Carreira? Poderemos dizer que O Homem que Matou Liberty Valance é melhor que o 300? Se podemos, que critérios é que vamos encontrar para afirmá-lo? Se não podemos, será suportável reduzir tudo a meras opiniões pessoais?

Aguardo as vossas opiniões

Jorge

7 comentários:

  1. Sugiro que se faça esta discussão na próxima quinta-feira às 11h30 e que se convide a turma de AP Cinema e Linguagem para vir debater também :)
    Acho que este sim é um tema que interessa muito a todos e que a divergência de opiniões pode ser muito enriquecedora!
    (teriamos era de adiar a discussão sobre o João César Monteiro de novo...)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o Feijó, acho que é um tema que vai de acordo com o interesse das duas disciplinas.
    Se se concretizar estarei mais que disposta a participar :)

    F. Silveira, aluna de AP CL.

    ResponderEliminar
  3. Não vamos já começar com esse tema aqui! Acho que esse debate é que é uma boa ideia, vamos a isso!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, acho esse debate mesmo interessante. Sugiro que o comecemos nas aulas e que o prolonguemos para o Blog.

    Q

    ResponderEliminar
  5. Acho que a realização deste debate era bastante interessante para as duas AP's! Contem comigo!

    Inês

    ResponderEliminar
  6. Gostava de solicitar aos alunos de AP-FC que dessem uma vista de olhos num comentário pelo qual acabo de passar, deixo-vos o link


    http://a-raposa-e-as-uvas.blogspot.com/2010/01/ainda-sobre-o-300.html#comment-form

    ResponderEliminar
  7. Também acho uma óptima ideia. Porém... tão cedo? Não soará provocação a alguns?

    ResponderEliminar

Site Meter