terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Quanto ao horário das aulas..

Continuamos sem tomar uma decisão, temos de nos apressar a escolher, pois nao podemos passar o tempo todo nesta permanente dúvida e com estas permanentes trocas de horários pois cada um tem de se organizar.

Há várias opinioes, penso que deveriamos discutir todas e chegar a um concenso, se nao, a uma votação. Esta situação era bom que estivesse resolvida até sexta para sabermos com antecedencia o que faremos na terça (se for, por exemplo, para ver o filme em casa, temos de o ver até lá).

Passo a anunciar as propostas, ou pelo menos as que me lembro. Claro que podem adicionar mais à vontade (principalmente a Matilde e o Sergio que não estiveram lá, queremos saber o que acham).

1º Continuar +/- como estava. Filme à terça seguido de um mini intervalo para papar (fora da sala) e debate. Caso de um filme longo ou de um debate escasso, seria prolongado na quinta feira ou na terça a seguir.)
Contras: Escassez de tempo para debate. Ficar sem filmes à terça em troca de mais debate. Há alunos que não podem ir à quinta e ficariam sem o acrescimo do debate. Não podemos comer na sala. Nao há tempo de reflexao apos ver o filme.
Pros: Chegando a horas teriamos mais tempo e seria possivel nem que se prolongasse um pouco para depois das tres (quem podesse). Com bom tempo poderiamos ir debater pa esplanada onde poderiamos comer.

2º Continuar como iria agora começar (Proposta da Matilde e Queiros). Filme terça, debate quinta. Terça viamos só o filme. Quinta haveria um debate de cerca de 1h30min, sendo claro flexivel como sempre.
Contras: Há gente que nao pode ir à quinta e nao poderia debater.
Pros: Mais tempo para debate e para reflexao apos visionamento do filme.

3º Organizarmos-nos por períodos de 3 semanas, em que viamos 2 filmes e faziamos um debate. Ou seja, Terça filme, terça a seguir outro filme, a outra terça debate em que até se podia relacionar os filmes. (na semana que ficariamos sem filme, podiamos ir à cinemateca ou escolhiamos um filme para ver em casa, ou nao.)
Contras: Perca de rotinas de debate (só de 3 em 3 semanas) o blog nao compensa a perca, pois, muito menos tempo de debate por periodo.
Pros: Tempo de reflexao apos ver os filmes. Perca da rotina de 1 filme por semana (caso nao se veja o filme em casa ou na cinemateca)

4º Viamos os filmes em casa ou num hórario à escolha na escola (quinta feira sala 37, becre um dia qualquer) e debatiamos na terça feira cerca de 1h30 (sempre flexivel este tempo)
Contras: Dificuldade de passar o filme para todos. Perca da dinamica de ver os filmes em grupo (podemos organizarmos-nos para tal). Problemas ao nivel da burocracia e da legalidade dessa questao (nao tenho a certeza desta). Necessidade de uma maior organizaçao e escolha de filmes com uma antecedencia muito maior para o fazer passar pela turma.
Pros: Maior flexibilidade de horario, vemos o filme quando nos der jeito. Filme visto em melhores condicoes (som imagem etc) Resolve a maioria dos problemas como o facto de nao podermos comer na sala, como o facto de alguns nao poderem ir à quinta. E dá-nos um bom tempo para debate e a possibilidade de vermos o filme com antecedencia caso queiramos preparar bem o debate. Possibilidade de vermos mais em cima caso queiramos lembrarnos de todos os pormenores.

Penso que estas são as quatro principais propostas, digam os vossos pros e contras destas e a vossa opiniao (eu disse já alguns que me ocorreram e que ouvi hoje), acrescentem opinioes e até sexta gostaria que cada um tomasse uma posiçao oficial.


P.S. Quanto à "nota/avaliação" que atribuimos a cada filme, está a circular por mail um ficheiro de excel com todos os filmes que já vimos, adicionem lá o vosso nome e a "nota" que dão a cada filme. Pensei fazer avaliações de 0 a 5, no entanto, dei em alguns filmes 4,5 ou 2,5 por exemplo.

7 comentários:

  1. Em relação á primeira opção é a questão da minha matemática, espero que todos percebem a minha posição. É claro que, como já disse, uma vez por outra um debate á quinta-feira tudo bem, agora sempre é que peço que não seja. Em relação á proposta parece-me boa, mas penso que realmente nunca ira tudo chegar a horas e o facto de agora não pudermos comer na sala ainda vai demorar mais a questão do almoço e tal, alem disso eu não poderia ficar depois das três visto que tenho aula, mas por mim tudo bem.
    Em relação á segunda proposta penso que já disse tudo anteriormente.
    Em relação á terceira proposta, ate não me parece mal, mas entendo os contras.
    A quarta proposta parece-me bastante boa pelas vantagens que o Zé acabou de enumerar, principalmente pelo facto de vermos o filme com mais atenção e termos mais tempo para pensar o que melhoraria a qualidade do debate.
    A minha opinião é então, depois das férias de carnaval, tentarmos a quarta proposta, se não der logo se vê outra opção. Esta semana concordo com o professor, terça filme e debate ;)

    Beijos
    Mariana Sousa

    ResponderEliminar
  2. A quarta opção é, de longe, a melhor. Quem quer ver o filme em grupo, pela partilha da experiência cinematográfica, pode fazê-lo; quem prefere ver filmes sozinho, no conforto de seu lar, sem quaisquer distracções, pode fazê-lo; e todos podem participar nos debates, ainda por cima com uma preparação muito melhor.


    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Também voto na quarta opção. Esta foi quase unânime, quando proposta na aula. Só o prof é que pareceu discordar

    ResponderEliminar
  4. 4ª, claro.
    Permite tudo a todos e deixa-nos ter muito tempo para excelentes debates :)

    Quanto à questão d suposta "ilegalidade"... Deixemos isso para discutir pessoalmente...

    Abraços e Beijos

    ResponderEliminar
  5. Voto na 4ª também. Eu pretendo continuar a ver com outras pessoas, mas em casa de alguém. É muito mais confortável, vê-se com muito melhor qualidade e continuamos a poder ver em conjunto - o que na minho opinião nem é assim tão importante. O que de facto deve ser feito em conjunto é debater os filmes, e com as outras propostas, ou algumas pessoas perdem debates, ou o debate fica reduzido a muito pouco tempo, sem ser devidamente tratado, como já aconteceu. E aconteceu não só por falta de tempo, como porque não estávamos preparados, não tinhamos "digerido" o filme nem reflectido sobre ele. Com a 4ª proposta isso não acontece.

    O Prof. achou que não ia resultar. Vamos fazer a experiência e caso não resulte, passemos a outra opção.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Marta, até porque é sempre fixe reunirmos fora da escolas, cria um bom ambiente :)

    Já agora, voto que comecemos a ir para casa do Feijó! (oh,.. wait... xD)

    ResponderEliminar

Site Meter