quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mail da Professora Maria Campos

1º E-mail
"Como o vosso professor de Filosofia e Cinema vos informou, no dia 19 de Janeiro às 11.45 vamos visionar e debater o filme 300.
O filme é polémico, mas é preciso aprender a ver.
Slavoj Zizek é filósofo, psicnalista e cinéfilo. Há muitas obras dele publicadas em português.
Este artigo ajuda a ver para além do olhar superficial com que os críticos americanos arrasaram o filme.
Pedro, como não tenho o contacto dos teus colegas, ficas com a responsabilidade de lhes dar esta informação.
Depois em data a determinar, ainda no 2º período, vamos ver e analisar Blade Runner.
Aceitam-se propostas de datas.


Aqui vai um artigo do slavoj zizeck sobre o 300

http://www.lacan.com/zizhollywood.htm
"
2ºE-mail:
"Mas a obra resiste à interpretação.
Há perguntas que vale a pena fazer, para além da análise do filme.
Por exemplo:
- A história está contada de um ponto de vista subjectivo( o do soldado que regressa para contar, para que não se esqueçam...), reforçada pela mise en abyme inerente à utilização dos processos de outra técnica narrativa(B.D.) = viver uma experiência através de uma descrição de uma descrição.Nós que ouvimos a história mais de um milénio depois, como a podemos apreciar? Com que grelha mental a abordamos?
- Como podemos olhar para a história?
- Que preço iremos pagar no futuro por termos reduzido o estudo da história nas escolas?
- Podemos estabelecer um paralelo entre a educação para uma finalidade em Esparta, com a educação em regimes totalitários( comunistas, Israel....) ?
- A educação no mundo multicultural e globalizante está a criar pessoas informadas e capazes de defender os seus valores, ou a sociedade global está apenas a ser formatada pelo consumo e pela "escola de desatenção" que é a televisão e apenas temos cidadãos hedonistas?
- Se a liberdade for atacada, até que ponto estamos preparados para a defender se nem sequer nos apercebemos como ela é atacada..."

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