terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cortar o mato a 10 de Dezembro?

Já sei que alguns de vocês têm que ir cortar mato no dia 10 de Dezembro, porque, caso contrário, o professor de Educação Física baixa-vos a nota.

Queria recordar, para os que forem à aula, que esta será no dia 10 de Dezembro (5ª feira) às 11,45 na sala 1. Será projectado e discutido o clássico absoluto do neo-realismo italiano, Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica. Após o filme e porque a sala estará ocupada a partir das 13, 30, faremos a discussão na sala 31. Os que vão cortar o mato podem aparecer ou na sala 1 (se tiverem tempo) ou na sala 31 para a discussão.

Para o dia 15, a nossa última aula, estava a pensar no seguinte programa: Correspondendo ao pedido de alguns, víamos o filme cómico de Jacques Tati, " As Férias do Sr. Hulot", sem qualquer discussão, apenas por pura diversão. Depois falávamos um pouco nas notas e, finalmente íamos à Cinemateca (quem quiser, claro) ver o filme de Fritz Lang, a Fúria (que eu nunca vi).

O 2º período vai ser dedicado (em grande parte) aos valores. Queria começar por um filme choque do mais amoralista de todos os cineastas do mundo, o português João César Monteiro e a obra prima "A Comédia de Deus". Entretanto, a professora de Linguagens do Cinema, sugeriu-me outra actividade conjunta para o dia 19 de Janeiro (é uma 3ª feira) com a exibição do filme 300. O filme parece que é mauzinho, mas acho que vale a pena realizarmos uma actividade conjunta com eles. Digam qualquer coisa sobre isso.

Feliz Natal a todos e até amanhã

Jorge

8 comentários:

  1. Ai que chatice, ir correr à volta da escola, nem pensar. Eu vou à aula de filosofia! (acto de rebeldia, baixem-me a nota, vá...)

    Ah, Tati :) parece-me bem. E contem comigo para a cinemateca!
    E quanto a colaborar com os de Linguagens e Cinema, acho bem, força com isso.

    Feliz Natal e Boas Entradas. (E até amanhã)

    ResponderEliminar
  2. Começando pelo corta-mato não sei se vou ou não (consta-me que não nos fornecem catanas para efectivamente cortar o mato). Por outro lado queria muito ver os ladrões de bicicletas.

    Concordo que colaboremos com os de linguagem e cinema. em relação ao o filme 300 dizer que é bastante mau é pouco. Com tantos filmes bons, e com uma tão boa escolha da ultima vez tem de ser mesmo o 300 ?

    Vasco

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu ainda não vi o filme, mas não estou muito entusiasmada. O objectivo é discutir o quê?

    ResponderEliminar
  4. Não sei bem o que é que se vai discutir com o filme.
    Mas com os pequenos bocaditos que vi do filme aconselho a que os mais sensíveis vejam o filme com um lenço na mão Ahaha

    ResponderEliminar
  5. Bem, já estou com medo desse 300 depois dos comentário..

    Eu vou à aula dia 10.
    Quanto a dia 15 fico chateado! Queria ir com vocês à cinemateca e tenho de passar três horinhas na bilbioteca antiga em conselho pedagógico... :s

    Agora que já passou a altura da campanha, e que o prof já não pode reclamar xD, peço-vos que vão ao blog da AE e que comentem as propostas que vão a RGA. Sendo um núcleo de filosofia, acho que deviamos estar especialmente atentos a estas coisas, até porque estamos a discutir política ultimamente.

    http://xcamoes.blogspot.com/

    Estou totalmente a bloquear com o trabalho que temos de entregar :S

    ResponderEliminar
  6. Não é que o filme seja mau. É o tipico filme para ver num Domingo na TVI. Foge um bocado ao padrao de filmes que temos visto até agora, sendo que o 300 a meu ver nao tem grande tema de discussao.
    Contudo, acho que uma vez nao sao vezes, força nisso pessoau!

    Garrett

    ResponderEliminar
  7. Só para dizer que vi, li e concordo..
    Em principio terei de ir cortar a porcaria do mato :S mas vejo o filme no fim de semana ou assim..
    quanto à cinemateca, bacano..
    o 300 nao vi, mas nao ha-de ser nada de jeito..
    Ze

    ResponderEliminar
  8. Eu cá não corto matos, é chato. =\

    Quanto ao 300... o filme não é mau de todo. É, para dizer a verdade, um dos filmes mais divertidos dos últimos anos. Mas fica-se por aí. Mindless, harmless fun. A julgar pela escolha, deve ser para falar dos aspectos estéticos/técnicos do filme (o Zack Snyder tem feito uns filmes bastante bonitos).

    Já agora, não sei se será possível fazer a sugestão à turma de Linguagem e Cinema, mas se eles quiserem ver um filme do Zack Snyder, para avaliá-lo visualmente, ao menos vejamos o Watchmen, que é muito melhor (e mais filosófico).

    ResponderEliminar

Site Meter